Cenário de incertezas para o novo e pequeno empresário

Às quartas-feiras da Rádio Cultura já tem por caraterística as abordagens do mercado financeiro durante o TL News, com o empresário e diretor da Express Soluções Financeiras, Tulio Lichtenstein.

Endividamento

Na semana passada, o tema central foi o endividamento e foi quando, o Banco Central, economistas e a diretoria dos grandes bancos realizaram reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O resultado do encontro, não descarta a previsão de alta de juros para este ano. “Talvez, não na mesma intensidade como vem acontecendo, mas sim a inflação e isso, preocupa. Para conter a inflação, a única arma que o governo tem em mãos é aumentando juros, então para o povo que tem seus créditos e empréstimos, vai sentir ainda mais”, enalteceu Tulio Lichtenstein.

O empresário até mesmo apresentou um exemplo, o Pronampe, que foi contraído a taxa de juro baixíssima, 2% a 3% e hoje, passa de 20%. “Quem soube utilizar o Pronampe nas suas empresas e negócios é viável, mas quem utilizou este valor para pagar contas fica mais apertado. Se fracionar esses 20% no ano, ainda fica muito mais em conta que outras linhas de crédito. Hoje, um crédito pessoal ou um capital de giro, você não paga menos 2,5% ao mês”, afirmou.

Taxa fixa

Também orientou os ouvintes leitores sobre a taxa fixa, para dar preferência sempre que contrair um crédito, principalmente neste período de sazonalidade. “O ano de 2022 até a metade de 2023, é um cenário de taxas altas de juros, por isso é importante dar preferência as taxas prefixadas quando for adquirir um crédito”.

Empresário e cenário econômico

Diante deste cenário de incertezas, para quem está começando a empreender o momento é desafiador. “Para o novo e pequeno empresário o momento difícil, juros e inflação alta, real desvalorizado e economia com instabilidade. A dica para o novo e antigo empresário é se policiar dentro do próprio negócio. Éramos acostumados a falar, a gente sempre fez assim e deu certo.  Antigamente, as empresas realizavam o planejamento para dois ou três anos e, pegavam novamente esse planejamento somente no momento da renovação”, recordou.

Conforme Lichtenstein, hoje não funciona mais assim, a cada semana, 15 dias, é preciso rever tal planejamento e ainda, o empreendedor tem que trabalhar o seu psicológico para poder entender as fases favoráveis do seu negócio. “O psicológico, por vezes, é o maior inimigo do empreendedor. O mesmo tem que estar sempre com a cabeça no lugar, pés no chão para olhar o seu negócio, disciplina para tocar suas operações, conhecer os processos, aliados com o que acontece dentro da empresa”.

Área contábil

Dentre os assuntos, a área contábil/financeira foi considerada o coração da empresa. “É fundamental a área contábil estar sempre se aperfeiçoando, não sabendo apenas aquela contabilidade de balanço, balancete e emitindo guias. Claro, não é o contador, gestor ou consultor que vai fazer todo o negócio acontecer, é preciso disciplina do empresário na ponta para colocar em prática o que está sendo orientado. Ninguém faz o sucesso sozinho”, disse o empresário.

No mercado financeiro há 22 anos, Tulio Lichtenstei, percebe os empresários focados no dia-a-dia, dentro do problema, apagando incêndio e muitas vezes, não enxergam boas oportunidades passando na sua frente. “Estou aqui falando, mas sei que não é fácil e simples, mas é preciso disciplina e organização. É preciso reavaliar seus negócios, com a cabeça aberta para enxergar oportunidades e também, administrar os desafios do dia-a-dia”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS