Cecafes assina contrato de venda de 52 toneladas de feijão para a Conab durante a Expointer

Na última quinta-feira (31), a Cecafes, associada à Unicafes-RS, assinou um importante contrato: trata-se da venda de 52 toneladas de feijão, produzido por agricultores familiares da região do Alto Uruguai, à Conab.

O ato de assinatura ocorreu na Expointer, em Esteio, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Conab, Edegar Pretto, e o presidente da Cecafes, Roberto Balen.

Balen comemorou a importante assinatura de contrato e explicou que o alimento será vendido para atender políticas públicas referentes ao combate à seca. “A Cecafes, desde 2020, está investindo na organização e estruturação de uma unidade beneficiadora de feijão. Compramos uma área e estruturamos todo o processamento do feijão, desde recebimento, limpeza, secagem, classificação e empacotamento, para que pudéssemos recuperar esta cadeia produtiva no Alto Uruguai, além de proporcionar melhora na geração de renda das famílias que produzem feijão. ”

A partir disso, segundo Balen, a Cecafes, neste ano, com a retomada das políticas públicas, organizou um projeto para atender as demandas da Conab, culminando com a assinatura deste contrato. “Entregaremos, nos próximos dias, 52 toneladas de feijão de inúmeras famílias associadas da Cecafes. Inclusive, conseguimos pagar um valor 25% acima do preço de mercado para o feijão de primeira qualidade, o tipo 1, agregando e valorizando ainda mais a produção de nossos associados. ”

Com esta venda são beneficiadas diretamente 29 famílias e mais de 200 famílias indiretamente, sendo a maioria composta por mulheres produtoras. Ele acrescentou que, a partir desta atividade, a Cecafes visa ampliar essa oportunidade para mais famílias que queiram produzir para a próxima safra, e destacou a importância da valorização das mulheres e de seu engajamento no quadro social da Cecafes.

“Agradeço ao MDA e a Conab, que nessa parceria adquiriu esse montante de feijão. A retomada de políticas públicas para a agricultura familiar é importantíssima para que se volte a produzir alimentos de qualidade e necessários para população brasileira”, finalizou.

Por Assessoria de Comunicações/Unicafes-RS

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS