Carta aos calouros de medicina da uri

Caros futuros colegas,

Doravante suas vidas serão norteadas pelos Princípios Fundamentais do Código de Ética Médica, especialmente do seu capítulo I. “Artigo I – A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza.”
É importante lembrar que a atividade médica ao longo dos anos, assim como tantas outras, sofreu grandes mudanças. Com o avanço vertiginoso do conhecimento e com o acesso a múltiplas e infinitas informações, as circunstâncias fizeram com que nos adaptássemos as novas tendências e comportamentos, ante a contundente realidade.
A temerária falta de recursos governamentais para o exercício pleno, ético e profissional, contrasta com os elevados custos das modernas tecnologias – muitas vezes exorbitantes. Resta pouco ou quase nada para remunerar a “mão de obra”. Há também, aproveitadores ocasionais que, por “preços populares”, exploram o trabalho médico. Ainda, persistem alguns que não fazem medicina, e sim, o comércio vil da dor e do desespero alheio. Sem contar os que submetem seus “bagrinhos” a condição de subemprego.
O futuro se mostra difícil e as exigências quase insuportáveis para todos nós que pretendemos exercer a sagrada obrigação sob o manto do respeito e da dignidade humana.
Mesmo assim torna-se imperioso lembrar que a medicina é regida por fundamentos morais inabaláveis; não se trata de uma ciência exata e tampouco tem como fim o restrito ganho material.
Nosso compromisso é com a defesa das pessoas em prol da saúde e da cidadania. Vivemos a busca de soluções para problemas somáticos, desequilíbrios psíquicos e sociais, e o respeito a cada um na sua integralidade, mediante a preservação da vida.
Recomendo aos novos futuros colegas que além das matérias curriculares estudem filosofia, história e literatura. Aprofundem-se em todas as artes que puderem. Leiam atentamente sobre Aristóteles e Leonardo Da Vinci: eles têm muito a ver com a nossa profissão, desde conceitos primordiais a estudos anatômicos jamais superados.
Leiam muito nos momentos de descanso ou lazer. Leiam Dostoievski, Tolstoi, Balzac, Proust, Dickens, Mann, Sartre, Steinbeck, Eco, Machado e Cony. Ali vocês encontrarão a essência da alma, matéria quase abstrata a ser dissecada por vossas mentes. Conhecer a alma é absolutamente necessário à boa prática médica.
E por último, na hora da matrícula, não esqueçam de agradecer as pessoas que formam a URI e lutaram mais do que ninguém para lhes propiciar a mais bela das ocupações, o mais sublime dos ofícios. Agradeçam principalmente aos médicos envolvidos nessa epopeia, e também aos futuros professores.
Agora está tudo pronto e alinhado. Resta a vocês um profundo entendimento e exaustiva dedicação que tão nobre missão exige. Sintam-se acolhidos.
Felicidade a todos.

Dr. Alcides Mandelli Stumpf
Médico – Membro da AEL

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS