Caravana da Verdade promovida pelo Cpers cumpre roteiro em Erechim

Ilusões no reajuste do magistério, desigualdades no Novo Ensino Médio e precariedades nas escolas estaduais são alguns dos problemas enfrentados pela Educação Pública em nosso estado, de acordo com o Cpers.

Na manhã desta terça-feira (15), entrevistamos na Rádio Cultura e Jornal Boa Vista, o Diretor Estadual do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), Cássio Ritter, acompanhado da tesoureira geral, Rosane Zan. O sindicato tem por objetivo divulgar as ações da Caravana e trazer à tona as verdades do que classifica como mentiras do governador Eduardo Leite.

O movimento teve início em 21 de fevereiro e se estende até o dia 25 deste mês, seguindo cronograma de visitações nas escolas para conhecer a realidade dos 42 núcleos do CPERS, dialogar com professores e funcionários e denunciar o reajuste mentiroso de 32%, já que segundo Rosane, “o projeto do estado não é linear, apenas 14% da categoria que ganhou mais de 30% de reajuste e quase 86% ficou de fora”. Além de evidenciar a desvalorização dos(as) funcionários(as) de escola e aposentados(as) que não foram contemplados no projeto do reajuste e exigir a parcela de irredutibilidade.

Cássio também destacou as precárias condições de infraestrutura, falta de luz e água, locais insalubres e que neste momento cabe ao Cpers realizar as denúncias desses locais inapropriados para o ensino, e mostrar para a sociedade o caos que a educação se encontra em no estado. Outra preocupação é em relação ao Novo Ensino Médio que irá trazer prejuízos na aprendizagem dos estudantes em comparação com as escolas particulares e que estudantes e pais não receberam os devidos esclarecimentos de como irá funcionar essa nova proposta, gerando inúmeras dúvidas e questionamentos por parte da comunidade escolar.

Além de Erechim, os representantes da Caravana da Verdade seguem o roteiro e amanhã estarão realizando a mobilização nas cidades de Lagoa Vermelha, Estrela e Bagé. E no dia 1° de abril em Porto Alegre, na Casa do Gaúcho acontece a Assembleia Geral do CPERS.

Por Aline Koproski.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS