Campanha da Maturidade Ativa do Sesc Erechim traz a percepção dos idosos sobre a violência

Ação integra a Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Desde 2006, 15 de junho é lembrado como o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com diversas ações por todo o mundo chamando atenção para a importância do assunto. Todos os anos, o grupo do Maturidade Ativa do Sesc Erechim realiza atividades para alertar a população da cidade e da região. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a campanha “Para mim, violência é…” foi realizada pela internet, com o objetivo de mostrar os sentimentos dos idosos e suas percepções sobre o assunto.

O principal objetivo desta ação foi criar um entendimento da existência do abuso contra as pessoas com 60 anos ou mais e motivar a comunidade a denunciar. “Pedimos para que os idosos escrevessem sobre o que, para eles, significava a violência. Conseguimos fotos e relatos emocionantes e percebemos, ainda mais, a importância de debater para entender que não podemos nos calar diante deste assunto”, ressalta a facilitadora do grupo, Daniela Bonet. Lembrando que denúncias de violência contra os idosos podem ser realizadas pelo Disque 100.

Nesta quinta-feira (18/06), dentro da programação estadual que neste ano tem como tema “Onde mora a Violência?”, acontece a partir das 15h, a live Arte de viver, a música e seu papel transformador, com Samuel Sodré (cantor e compositor); mediação de Jéssica Finger (especialista em gerontologia pela SBGG) e participação das idosas do Programa Sesc Maturidade Ativa de Frederico Westphalen Loreni Duarte e de Porto Alegre Nelci Melo. A transmissão será no Facebook do Sesc/RS – www.facebook.com/sescrs.

No ano passado, a Maturidade Ativa realizou a campanha “Violência não, fale sobre amor”, na Avenida Maurício Cardoso, em Erechim, com a exposição de cartazes que mostraram palavras e frases de violência ditas por familiares aos idosos. A ação, realizada em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, buscou mostrar, explicitamente, a urgência em cuidar deste grupo e a forma como eles vivem.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

18/06 (Quinta-feira)

Arte de viver, a música e seu papel transformador

Horário: 15h

Convidados: Samuel Sodré (cantor e compositor); mediação de Jéssica Finger (especialista em gerontologia pela SBGG) e participação das idosas do Programa Sesc Maturidade Ativa de Frederico Westphalen Loreni Duarte e de Porto Alegre Nelci Melo.

Como acessar: na página do Sesc/RS no Facebook (www.facebook.com/sescrs)

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS