Câmara prestará homenagem ao centenário da Paróquia da Catedral São José

Presente na região desde os primórdios de sua colonização, no início do século XX, a religiosidade continua sendo uma característica marcante do povo erechinense. Como forma de homenagear uma das mais destacadas instituições desta área no município, o Poder Legislativo realizará – ainda em data a ser definida – uma sessão solene com outorga de Menção Honrosa em virtude do centenário da Paróquia da Catedral São José, que serão completados em agosto de 2019. O proponente da honraria é o vereador Lucas Farina (PT).

Denominado inicialmente como “Paróquia de Boa Vista do Paiol Grande”, em 1919, o espaço teve como padroeiro São José – que futuramente seria nomeado padroeiro do município. Ao longo destes 100 anos, muitos párocos e vigários passaram pela Paróquia São José, bem como diferentes edificações a abrigaram: a Igreja Matriz, construída entre 1927 e 1935, e demolida em 1969; e a atual construção, inaugurada em 1977. Hoje, o pároco é o padre Alvise Folador, e o viário paroquial é o padre Jean Carlos Demboski.

De acordo com o parlamentar proponente da distinção, é justo que seja prestado um reconhecimento a todo o trabalho desempenhado por quem fez e faz parte da história da paróquia. “É uma homenagem merecida, tendo em vista o trabalho e dedicação permanente desta importante instituição nestes 100 anos de serviços prestados à nossa comunidade. É uma maneira de agradecer e reconhecer o que a Catedral São José vem realizando ao longo de sua rica história”, afirma Farina.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS