Câmara e Senado elegem novos presidentes neste sábado

Em votações secretas, parlamentares também vão definir vices e secretários das Casas. Motta (Republicanos-PB) é o favorito para presidir a Câmara; Alcolumbre (União-AP), o Senado.

Deputados e senadores vão eleger neste sábado (1º) os novos presidentes da Câmara e do Senado.

As votações serão secretas, seguindo regras da Constituição e internas de cada Casa. Os vencedores comandarão a Câmara e o Senado entre 2025 e 2027.

Os senadores serão os primeiros a definir – por meio de voto em cédula – quem irá ditar os trabalhos da Casa. A sessão para eleger o presidente do Senado, que acumula o cargo de chefe do Congresso Nacional, está marcada para as 10h.

Também serão escolhidos, em uma sessão imediatamente posterior, os novos vice-presidentes e secretários do Senado, que junto ao presidente, compõem o órgão responsável pela direção dos trabalhos legislativos da Casa.

A Câmara vai sacramentar o nome do novo presidente em uma sessão marcada para as 16h. Diferentemente do Senado, a Casa elege, de forma conjunta e em votação eletrônica, todos os outros cargos que fazem parte da Mesa Diretora — vice-presidentes e secretários.

As disputas pelos comandos das Casas não devem trazer surpresas e devem dar vitória, mais uma vez, a representantes do Centrão.

Candidatos de consenso e com apoios que vão da oposição ao governo, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) esperam ser eleitos com ampla margem de votos. Eles enfrentarão candidaturas com poucas chances de vencer.

Por Kevin Lima, g1 — Brasília

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS