Desde 2023, a Câmara de Vereadores de Erechim vem planejando uma ampla reestruturação do seu espaço físico. O projeto contempla tanto a reforma do atual prédio, localizado na Rua Comandante Salomoni, quanto a construção de um novo edifício no terreno vizinho, situado na Avenida Uruguai. A aquisição do terreno ocorreu ainda naquele ano, durante a presidência do então vereador Sergio Alves Bento, como parte de uma visão estratégica para modernizar e ampliar a estrutura do Legislativo.
Em 2024, sob a presidência de Jurandir Pezenatto, a Câmara lançou um concurso público nacional para selecionar o projeto de reforma e ampliação do prédio. A iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), contando com o apoio do IAB RS – Núcleo Erechim e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).
O concurso teve uma grande adesão: foram 76 inscrições de profissionais de diversas regiões do Brasil, incluindo Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A proposta buscou promover a democratização do acesso a oportunidades e fomentar a excelência arquitetônica na condução de obras públicas.
No final da tarde de quinta-feira (10), o projeto foi apresentado de maneira minuciosa aos vereadores e à comunidade na Casa Legislativa. Contou com transmissão ao vivo pela TV Câmara Erechim e marcou um importante passo rumo à concretização da obra.
Durante a apresentação, o atual presidente da Câmara, Fifo Parenti, destacou a importância do momento. “A apresentação serve para que a gente possa explicitar aspectos, de fato, desta obra que estaremos iniciando, a reforma e ampliação deste Poder, que tem a sua sede no Edifício Alberto Pasqualini desde 1980 e que abriga todos os que aqui passam. É uma oportunidade para tirar dúvidas, conhecer mais a fundo o projeto, para que, de fato, neste ano de 2025, a gente inicie as obras. Também teremos um ato de nomeação da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Obra, do qual o ex-presidente, Jurandir Pezenatto, estará presidindo, com demais membros”, afirmou.
A Copresidente do IAB RS, Jéssica Neves Marçaneiro, também participou do evento e enfatizou a seriedade e a transparência do processo. “Toda a metodologia é bem consolidada, bem redondinha. O cálculo de horários da equipe contratada sempre com base nas tabelas oficiais. E temos sempre a assessoria jurídica especializada em concursos públicos de arquitetura, inclusive hoje a equipe presente nos acompanha. Os concursos são uma modalidade de licitação que nem sempre é tão divulgada, tão conhecida, por isso é importante trazer essas informações para a comunidade em geral”, ressaltou.
O arquiteto Fernando Balvedi, representante do Hype Studio Arquitetura – empresa vencedora do concurso – detalhou o projeto, apresentando os estudos técnicos, a disposição dos espaços e a descrição minuciosa de cada etapa realizada, sempre em conformidade com o edital do certame.
Ao final do evento, foi realizada a nomeação oficial da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Obra. O grupo será presidido por Jurandir Pezenatto e será responsável por garantir o acompanhamento transparente e eficiente da execução da obra.
A expectativa é de que as obras se iniciem ainda em 2025, promovendo uma transformação significativa na infraestrutura do Legislativo erechinense, com foco em acessibilidade, sustentabilidade e modernização.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação