Câmara de Vereadores de Erechim concede menção honrosa à Diocese pelo jubileu de ouro

Proposta pelos vereadores Anacleto Zanella e Sérgio Alves Bento

Proposta pelos vereadores Anacleto Zanella e Sérgio Alves Bento, a Câmara de Vereadores de Erechim realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira, dia 02, concedendo menção honrosa para a Diocese de Erexim pelos seus 50 anos de criação e de instalação.

Depois dos procedimentos iniciais da sessão, a Presidente da Câmara, Ana Oliveira, convidou o Vereador Anacleto Zanella a fazer uso da palavra. Ele apresentou dados históricos da região, ocupada por indígenas até a vinda de descendentes de europeus e outros no início do século 19. Destacou a criação da Colônia Erexim pelo Governo do Estado em 1908, com sede na atual Getúlio Vargas, que se chamava Erechim e a inauguração da Ferrovia São Paulo-Rio Grande do Sul como fatores preponderantes da colonização da região. Ressaltou aspectos da ação da Igreja, como a criação da Frente Agrária Gaúcha que motivou a criação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, sua mobilização para a Constituição de 1988, a atuação nos movimentos sociais, o apoio para a vinda da Universidade Federal Fronteira Sul, a construção do Seminário N. Sra. de Fátima, com a inauguração da primeira parte em 1955 com a presença do Governador do Estado, Ildo Meneghetti e a segunda em 1956, com a presença do Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, bem como do Santuário N. Sra. de Fátima, inaugurado em 1960, a recente revitalização dele e de sua esplanada, os passos da criação da Diocese e seu atual Plano de Evangelização. Referiu também a ordenação de dois bispos, Dom Demétrio Valentini e Dom Girônimo Zanandréa, e da recente nomeação episcopal de Mons. Cleocir Bonetti. Enfatizou a atuação do Pe. Benjamin Busatto, Pároco da paróquia São José, Erechim, entre 1926 a 1950, que foi um dos idealizadores da Romaria de Nª Sra. da Salette, em Marcelino Ramos, em 1935; coordenou a construção da igreja São José; auxiliou na criação de Cooperativas Agrícolas na região; era escritor e radioamador; fundou o Círculo Operário de Erechim; auxiliou na criação dos primeiros Sindicatos Operários em Erechim e nas primeiras Carteiras Profissionais de Trabalhadores; foi presidente da Associação Rural de Erechim por vários anos, inclusive no período da II Guerra Mundial; foi Vereador de Erechim (1946-1947). Apontou cinco desafios para a Igreja e para a sociedade da região: 1) A continuidade do trabalho em defesa da VIDA, como o combate à COVID-19, a melhoria constante do SUS – o trabalho da Pastoral da Saúde; 2) O enfrentamento das condições de fome e pobreza da população em vulnerabilidade social; 3) A participação forte na construção da Agenda 2030 da ONU, com seus 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em conformidade com a Encíclica Laudato Si – sobre o cuidado da nossa Casa Comum, do Papa Francisco, em 2015; 4) Atenção especial ao trabalho com os jovens, particularmente os que se encontram em situação de pobreza, sem estudar e sem trabalhar, vitimados por todo tipo de violência. Essa proposta sintoniza com os objetivos específicos 2 e 3 do Plano Diocesano e com o trabalho da Pastoral da Juventude; 5) Fortalecer o processo de construção de uma sociedade democrática e plural, a partir do objetivo geral do Plano Diocesano, que visa uma Igreja Evangelizadora de comunhão e participação.

Depois da entrega da Menção Honrosa ao Bispo Diocesano juntamente com o Vice-Prefeito, Flávio Tirello, e os Vereadores proponentes da mesma, a Presidente do Legislativo Erechinense convidou Dom Adimir Antonio Mazali a fazer uso da palavra.

Ele expressou saudação muito cordial às autoridades e a todos os presentes. Ressaltou que nos seus 50 anos, a Diocese, vencendo obstáculos diversos e enfrentando desafios, empenhou-se em construir uma comunidade viva de fé e esperança guiada pelos pastores. Manifestou gratidão a todos os que participaram ativamente nesta caminhada, em parceria com as lideranças da sociedade. Segundo o Bispo, agora abre-se nova etapa para a Igreja Diocesana, que exigirá todo empenho e dedicação no contexto dos desafios atuais, entre eles a superação da pandemia Covid-19. Assegurou que a Diocese, somando forças com todas as lideranças dos mais diversos segmentos, buscará construir uma sociedade justa e fraterna, na qual todos se sintam verdadeiros irmãos e o bem comum prevaleça sobre todos os interesses de cada segmento. Por fim, apresentou efusivos agradecimentos pela menção honrosa concedida à Diocese em seu cinquentenário, desejando a todos os que participam do Legislativo e do Executivo municipal êxito em seus projetos para o desenvolvimento da região, particularmente de Erechim.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS