Caixa deve lançar Pix por aproximação até fevereiro de 2025

No primeiro trimestre, período dos dados mais recentes, 18,2% das operações de Pix feitas no País passaram pela Caixa.

A Caixa Econômica Federal deve lançar o Pix por aproximação para os clientes até fevereiro do ano que vem, segundo informou o banco público ao jornal Estado de S.Paulo. O banco prepara outros lançamentos relacionados a pagamentos, como a iniciação de pagamentos e a inserção dos cartões em carteira digital.

“A disponibilização desta nova funcionalidade para os clientes Caixa ocorrerá até fevereiro de 2025, entretanto, a empresa está trabalhando em um conjunto de ações que buscam melhorar a experiência do cliente no uso dos serviços digitais e oferecer soluções cada vez mais completas e convenientes”, afirmou o banco.

No primeiro trimestre, período dos dados mais recentes, 18,2% das operações de Pix feitas no País passaram pela Caixa, seja em pagamentos ou em recebimentos. A Caixa tinha 154 milhões de clientes cadastrados na base em março.

 

Novas regras

Os bancos têm se preparado para oferecer o Pix por aproximação diante das novas regras do Banco Central que permitem a chamada jornada sem redirecionamento. Em resumo, a modalidade permite que um detentor de conta faça pagamentos usando o Pix sem ter de abrir o aplicativo do banco ou digitar a senha.

O que torna a funcionalidade possível é o chamado iniciador de pagamentos, estrutura pela qual o cliente “autoriza” uma instituição financeira a movimentar seus recursos que estão em outros bancos, entre outras possibilidades.

A Caixa diz que o iniciador é uma das soluções que está desenvolvendo, bem como a criação da função carteira virtual para cartões, e eventualmente o próprio Pix. Esses desenvolvimentos acontecem em um momento em que o banco público investe em tecnologia, inclusive reforçando o contingente de funcionários dedicados à área, para tirar o que vê como atraso em relação aos pares.

“As funcionalidades e serviços que surgirão a partir da integração entre Pix por aproximação, Iniciadora de Pagamentos, Wallet e Open Finance possibilitarão realizar pagamentos pelo celular de forma extremamente rápida, segura e simples, sem precisar de múltiplos aplicativos, diminuindo muito a quantidade de etapas e dispensando a necessidade do dinheiro físico”, afirma o banco. (Matheus Piovesana/AE)

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS