Brinquedoteca para as crianças da ala pediátrica do Santa Terezinha traz carinho e acolhimento

Local desempenha um papel fundamental na recuperação das crianças internadas, oferecendo um ambiente lúdico e acolhedor.

Um espaço de alegria, acolhimento, integração e muita brincadeira. Assim é a Brinquedoteca da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE). Conforme explica o diretor Executivo do Santa, Rafael Ayub, a Brinquedoteca Pediátrica foi toda reformada através de uma ação das primeiras-damas da Amau. “Em 2023 elas realizaram uma feira de calçados na praça em Erechim, arrecadando o valor de R$ 28.571,04 que foi doado ao Hospital Santa Terezinha para essa finalidade. Além disso, a Brinquedoteca recebeu da Empresa System uma doação de brinquedos e dois brinquedos montessorianos (interação educativa) que foram doados pelos médicos residentes”, explica Ayub.

De acordo com o diretor Executivo, este espaço desempenha um papel fundamental na recuperação das crianças internadas, oferecendo um ambiente lúdico e acolhedor. “Também é um espaço de conforto e distração, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade das crianças, proporcionando momentos de alegria e descontração, mesmo em um contexto hospitalar”, disse.

Dias divertidos no hospital

Para a pequena Mayne Joana Dellani, de 11 anos, que está internada após uma cirurgia desde segunda-feira (12) e que deve ter alta nesta sexta-feira (16), a Brinquedoteca ajudou com que os dias fossem mais divertidos no hospital. “Depois que eu pude sair do quarto, vir aqui e poder brincar foi muito legal. Quando estava brincando aqui nem lembrava que estava internada. E aí tem outras crianças também. É muito divertido e ajuda a passar o tempo”, disse Mayne.

Para a mãe de Mayne, Cristiane Talasca Dellani de 44 anos, é muito bom um espaço assim para as crianças que ficam internadas. “Esse ambiente lúdico ajuda na recuperação. Aqui elas estão no meio que lhes pertence, entre brinquedos e com outras crianças. Estamos muito gratos pelo atendimento clínico que recebemos no Santa Terezinha, bem como a toda a equipe que esteve nesses dias ao nosso lado”, falou.

Bem-estar das crianças

A coordenadora da UTI Neonatal, Pediátrica e Clínica Pediátrica, Simone Bernardi, que entregou um Certificado de Bravura para Mayne, é gratificante ver as crianças aproveitarem o local que foi pensando com tanto carinho e que contou com a ajuda de muitas pessoas para que fosse concretizado. “Nossa gratidão aos parceiros que ajudaram no projeto da Brinquedoteca. Certamente o tempo de internação das crianças fica mais leve podendo brincar durante o período de internação”, destaca.

Para Rafael Ayub é nobre pensar no bem-estar das crianças que estão internadas na Casa de Saúde. “Esse é mais gesto de humanidade, carinho e acolhimento para as crianças. Sabemos que o ambiente hospitalar traz emoções diversas e, poder proporcionar um local de descontração para amenizar a internação nos deixa muito felizes, especialmente porque estamos falando de crianças que precisam mais ainda da nossa atenção diferenciada”, finaliza o diretor Executivo do Santa Terezinha.

Por Comunicação PME

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS