Bombeiros voluntários de Campinas do Sul recebem doação de Cruzaltense

Uma camionete Mitsubishi L200, ano 2005, passa a fazer parte da frota do Corpo de Bombeiros Voluntários de Campinas do Sul e vai substituir uma camionete ano 1971, que vinha sendo usada pela corporação.  A entrega do veículo foi feita no sábado, 30, com a presença da maioria dos 31 voluntários que prestam serviço. A presidente da instituição, Laurem Fistarol, disse que o principal desafio dos Bombeiros Voluntários na atualidade era conseguir uma nova camionete. “A que estávamos utilizando era muito antiga e precisávamos de um veículo 4 x 4 para rebocar o barco e chegar em lugares de difícil acesso. A camionete será usada como um dos principais veículos da corporação”.

O repasse da camionete pelo município de Cruzaltense foi possível graças a um pedido na Secretaria de Agricultura do estado. O ex-secretário, Ernani Polo, participou da entrega e disse que o veículo vinha sendo usado pela Secretaria, mas como tinha as características necessárias foi repassado para a prefeitura. “É a primeira vez que a Secretaria da Agricultura faz uma doação para um Corpo de Bombeiros, mas tenho certeza de que, indiretamente, estamos beneficiando os agricultores, que usarão os serviços prestados pelos bombeiros voluntários”, disse.

O prefeito de Campinas do Sul, Neri Montepó, anunciou que pretende repassar os recursos necessários para equipar a camionete e fazer os reparos necessários. “É uma pequena parte que estamos fazendo, diante da importância do trabalho dos voluntários que correm muitos riscos, porque aonde eles vão, muitas vezes é muito perigoso”, disse o prefeito.

Os Bombeiros Voluntários de Campinas do Sul atendem os municípios de Cruzaltense e Campinas do Sul e dão suporte a outros municípios quando necessário. O prefeito de Cruzaltense, Kely José Longo destacou a importância do trabalho. “Se todos fizessem um pouco do que fazem os bombeiros o nosso país estaria diferente. Ao doar esta camionete estamos fazendo uma pequena parte, o município também precisava da camionete, mas concluímos que os Bombeiros precisavam mais”, disse.

Os Bombeiros Voluntários de Campinas do Sul foram criados há 27 anos por um grupo liderado pelo voluntário Nilo Copini. Atualmente, conta com três caminhões com tanque, uma camionete, uma ambulância equipada para primeiros atendimentos e um barco. Os voluntários atendem cerca de 80 ocorrências por ano, entre eles, muitos casos de afogamento por causa do grande movimento de pessoas que usam a barragem do rio Passo Fundo para o laser no verão. Em Campinas do Sul e Cruzaltense os moradores pagam uma taxa de bombeiros junto com o IPTU e esses recursos são repassados para a instituição. O restante vem de doações. “Quando recebemos o caminhão doado pela Receita Federal conseguimos levantar com jantares e rifas os R$ 140 mil que precisávamos para equipar o caminhão. Hoje ele é um veículo padrão, igual ao dos Bombeiros Militares, inclusive com vestimentas antichamas para maior segurança dos voluntários”, contou a presidente da entidade Lauren Fistarol.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS