Bombeiros Militares capacitam voluntários para atendimento de emergências na região Norte
Treinamento do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB) em Erechim abordou técnicas de resgate em elevadores, espaços confinados e manuseio de escadas
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) promoveu, nos dias 23 e 24 de agosto, um curso de capacitação para os integrantes do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB). O treinamento ocorreu no quartel do CBMRS em Erechim e contou com a participação de voluntários de cinco municípios da região, reforçando a rede de atendimento pré-hospitalar e de emergência no Norte gaúcho.
O programa do curso foi intensivo e prático, focando em situações comuns onde a primeira resposta é crucial para salvar vidas. Os Civis Auxiliares de Bombeiros (CABs) receberam instruções especializadas em quatro módulos principais: Procedimentos para Emergência em Elevador, Noções de Remoção de Fonte de Perigo, Noções de Atuação em Espaços Confinados e Operações com Escadas.
A capacitação é vital para que os voluntários possam atuar de forma segura e eficiente como força auxiliar dos Bombeiros, especialmente em cidades menores, onde o deslocamento de uma guarnição de uma cidade maior pode levar um tempo precioso. Eles estão preparados para prestar os primeiros socorros e garantir a segurança da cena até a chegada do suporte especializado.
“Treinamentos como esse são fundamentais para padronizar os procedimentos e integrar a atuação do SCAB com a dos Bombeiros Militares. Esses voluntários são multiplicadores da cultura de prevenção e são nossos olhos e braços em seus municípios”, destacaram os Bombeiros instrutores
Participaram da capacitação os SCABs dos municípios de Serrarina Corrêa, Viadutos, Jacutinga, Casca e Barão de Cotegipe. A iniciativa fortalece a cooperação regional e garante que um número maior de cidadãos tenha acesso a um atendimento de emergência inicial qualificado.
Sobre o SCAB:
O Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros é um programa que treina cidadãos voluntários para atuarem como auxiliares em situações de emergência, desastres e calamidades públicas. Eles não substituem os bombeiros militares, mas são uma peça-chave para agilizar nos primeiros atendimentos, estabilizar a situação e minimizar danos.
Por: Edson Machado da Silva
Fonte: CBMRS – Erechim