Biorrefinaria de Etanol de amido será implantada na região

Avançou em Erechim, na última sexta, 11, o Projeto da implantação de uma Biorrefinaria de Etanol Amiláceo na região. Desta vez ocorreu no Instituto Barão uma importante reunião envolvendo a Emater Regional, a AMAU, a Agência de Desenvolvimento Regional, a Prefeitura de Viadutos e o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

O projeto encontra-se em fase de obras preliminares onde já aconteceram as seguintes etapas: credenciamento estadual, seminário regional, audiência pública regional, estudo local das possíveis áreas de instalação, estudo regional do potencial de produção das matérias primas (triticale, cevada, centeio, sorgo, arroz AG e batatas energéticas). Também foi realizado um levantamento da existência de fonte energética (lenha) para o empreendimento.

Participaram da reunião o Diretor de Planejamento do BRDE Luiz Noronha, o Presidente da AMAU Prefeito Ademir Sakrezenski, o Coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional Professor Eduardo Angonesi, o Engº Agrº Supervisor Regional da Emater Valdir Zonin, o Chefe de Gabinete de Viadutos José Peracchi, a Professora Vanda Groch, dentre outras autoridades.

O Estado Gaúcho consome atualmente 1,5 bilhões de litros de etanol por ano, já que o mesmo integra 27% da gasolina que consumimos. O Projeto Viadutos inicialmente está estimado a produzir em torno de 150 milhões de lt/ano de etanol, além dos coprodutos: farelos, gás CO2, óleos e energia elétrica.

O fato positivo foi o anúncio por parte do Banco BRDE da existência e disponibilidade de recursos financeiros tanto para a aquisição do terreno e infraestrutura básica a cargo da Prefeitura de Viadutos. O Prefeito de Viadutos Claiton Brum protocolou ofício junto ao BRDE solicitando um estudo completo do arranjo financeiro necessário para todo o empreendimento.  A próxima etapa do projeto envolve a definição do(s) investifor(es) e a partir daí a escolha da área e o licenciamento ambiental.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS