Barra do Rio Azul vive um cenário de destruição e desolação
Município se recuperava de transtornos causados no fim de 2023 e esta semana foi amplamente atingido por cheia em função das fortes chuvas.
Um cenário de destruição e desolação. Assim pode ser descrito o que está vivendo a população da cidade de Barra do Rio Azul neste final de semana.
As fortes chuvas que atingiram toda a região na quinta-feira, 2 de maio, elevaram o nível do Rio Paloma e do Rio Azul, que cortam a cidade, e causaram uma das maiores enchentes já vistas no município.
Esta cheia, destaca o prefeito Marcelo Arruda, já é maior do que a registrada no final de 2023, quando sérios danos e perdas foram causados aos moradores. Desta vez, segundo levantamento prévio da Administração Municipal, a destruição é muito maior.
Casas, comércio, indústria, prédios públicos foram atingidos e vários, simplesmente destruídos pela força das águas. O rio chegou a transbordar por cima da ponte na cidade, algo não presenciado até hoje.
A sexta-feira, 3, foi marcada pela solidariedade. Moradores e equipes da prefeitura, voluntários e órgãos de segurança uniram forças em uma frente de limpeza dos entulhos gerados a partir da enchente.
Neste sábado, 4, seguem os trabalhos, a cidade tem recebido muitas pessoas da região para ajudar no recolhimento dos objetos e limpezas de vários locais.
O prefeito Marcelo Arruda explica que várias pessoas ficaram ilhadas, na quinta-feira, sendo necessário auxílio do Corpo de Bombeiros, com barcos para resgate.
O município tem ponto de recebimento de donativos no Ginásio Municipal de Esportes e o pedido, principalmente, é para itens de higiene e limpeza, água e colchões.
Quem puder, também pode contribuir via pix, através da chave 93539153000192, CNPJ da Prefeitura de Barra do Rio Azul.
Fonte: Prefeitura de Barra do Rio Azul