Barra do Rio Azul decreta situação de emergência em função da estiagem

Números de prejuízos já confirmados ultrapassam R$ 20 milhões de reais

O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, decretou nesta terça-feira, 28 de dezembro, situação de emergência no município em razão do período de forte estiagem.

A decisão ocorreu depois de uma reunião na prefeitura com a presença da Defesa Civil, Secretaria da Agricultura e a Emater/Ascar-RS apresentarem os laudos de perdas.

O prefeito Marcelo baseado nos números de prejuízos já confirmados que ultrapassam 20 milhões de reais, definiu a medida como fundamental para que o município possa tomar as ações necessárias para auxiliar os agricultores e população, bem como buscar apoio do governo estadual e federal para medidas emergenciais de enfrentamento à estiagem.

A estiagem vem atingindo diretamente os produtores rurais, seja em plantações ou criação de animais. Além das perdas das lavouras, diariamente está sendo necessário levar água para o consumo humano.

A lavoura de milho terá o maior prejuízo, acima de 10 milhões, seguida da produção de leite, que se estima uma queda de 30%, após a citricultura e a soja.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS