Barra do Rio Azul debate suinocultura em encontro

A prefeitura de Barra do Rio Azul, juntamente com a Emater/RS-Ascar, Núcleo de Suinocultores e empresas Integradoras, realizaram no 16 de março, o Encontro de Suinocultores, com a participação de 200 pessoas de famílias envolvidas no setor suinícola do município, para discutir os rumos da atividade para os próximos anos.

Na abertura do evento, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Jair Francisco Zorzanello, falou da importância da atividade para fixar as famílias no meio rural, oportunizando a sucessão familiar, melhoria das receitas e fortalecimento do município. O presidente do Núcleo de Suinocultores Evaldo Fiabani e presidente da Câmara de Vereadores, destacou que a atividade tem mais de 55% da participação no retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).O prefeito Marcelo Arruda destacou a importância econômica da atividade no desenvolvimento do município, lembrando que em 2017, foram abatidos 64.943 suínos, posicionando Barra do Rio Azul na 39ª colocação na produção estadual e na 4ª posição na região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) que engloba 32 municípios.

Na sequência da programação houve a palestra com o Médico Veterinário da cooperativa Alfa, Fabricio Adriano Haubert, que abordou os temas da Gestão e Biossegurança nas propriedades suinícolas. O Encontro de Suinocultores encerrou com um jantar de confraternização à base de carne suína.

O evento fez parte da 6ª Expo Barra 2018. Na avaliação dos participantes, os temas tratados nas palestras foram de extrema importância para viabilizar a suinocultura na pequena propriedade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS