Barão realiza formatura da primeira turma do Técnico em Enfermagem

O Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) vivenciou mais um momento histórico na noite do último sábado (24): a formatura da primeira turma do curso técnico em Enfermagem. A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: diretor-geral do Barão/FAE, Reginaldo José Bolis, diretora acadêmica da FAE e coordenadora do curso de Pedagogia, Verenice Lipsch, coordenadora do ensino profissionalizante, Clarice Ferrazzo, coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, professora Elaine Strassburg e a paraninfa da turma, professora Neusa Ferrari.

A solenidade também foi prestigiada pela enfermeira gerente de assistência em Enfermagem da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Tatiana Bernardi, e pelos professores e orientadores dos estágios: Alan Spada, Elusinete Vaz, Márcia Matte e Mariane De Toffol. A turma, que iniciou as atividades na FAE no ano de 2017, teve como amigo o professor Wilian Gehard e como homenageadas as professoras Elaine Strassburg e Roxana Pedroso Ferraro.

Com professores atuantes na área, 600 horas de estágio supervisionado e diversas visitas técnicas, o Barão entregou para o mercado de trabalho 17 profissionais preparados para dedicarem a vida profissional a serviço da humanidade. “Além de todas as habilidades técnicas, o curso de Enfermagem também me ensinou a ter mais empatia e paciência. A formatura é um sonho realizado e o orgulho de ter sido da primeira turma também é muito grande”, enfatiza a técnica em Enfermagem Luana Rafaeli, que iniciou o curso enquanto ainda cursava o 3º ano do Ensino Médio e agora planeja cursar uma graduação na área.

De acordo com a coordenadora dos cursos profissionalizantes do Barão, Clarice Ferrazzo, o técnico em Enfermagem foi um grande desafio para a instituição, por ser o primeiro da área da saúde oferecido pelo Barão, com campos de estágio distintos. “Apesar dos desafios, fomos presenteados com alunos que tinham a certeza da busca da profissão de seus sonhos e pudemos vivenciar uma colação de grau para ficar na história dos 90 anos do Barão do Rio Branco! São 17 novos profissionais aptos e com competência de exercer a profissão escolhida”, destaca a coordenadora.

Os estágios em Unidades Básicas de Saúde, Residenciais Geriátricos, Fundação Hospitalar Santa Terezinha e no O Centro de Atenção Psicossocial/CAPS Erechim garantiram aos egressos muitas experiências e oportunidades, “graças ao curso hoje trabalho na hemodiálise da FHST”, conta a egressa Lidiane de Moraes. Além dos estágios, as visitas técnicas realizadas pela turma também auxiliaram no diálogo entre a teoria e a prática, “na disciplina de Administração em Enfermagem, por exemplo, visitamos o Centro Hospitalar Santa Mônica e a Associação Hospitalar de Aratiba. Foram momentos que deixaram explícito aos estudantes que a atenção ao paciente deve estar sempre acima de qualquer equipamento, que a tecnologia é importante sim, mas deve ser usada à serviço do cuidado com a vida”, observa a professora Márcia Balen Matte.

Na Casa del Pino Eventos, familiares, amigos e demais professores do curso celebraram a formatura dos seguintes técnicos em Enfermagem: Bruna Maria Berlanda Zordan, Clarice Maria Andreolla, Daiane Cristiana Anzolin, Daiane Ivanoff, Daniele Maiara Pertuzzatti, Gabriela Czeshovski, Ionara Carla Tem Pass, Ivone Seibel Pozzebom, Josiane Fátima Albuquerque, Lidiane de Moraes, Luana Rafaeli, Luciene Bezerra dos Santos Avila, Natacha Godoi Giaretta, Robinson Adenauer Martins Costa, Suzy Mara Bernardi, Tatiana Toigo e Tcheska da Costa e Silva.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS