Áurea poderá ter erva-mate polonesa

Projeto busca fomentar o diferencial da erva-mate produzida no município de Áurea para ampliar exportações

A possibilidade do município de Áurea ter em breve erva-mate com a marca polonesa foi debatida em reunião realizada no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, na semana passada. A reunião com o Comitê Gestor Municipal contou com a participação do supervisor microrregional Valdir Zonin e dos extensionistas rurais do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Áurea Murilo Marcon e Ligia Wencelewski e Laior Baggio, da Rádio Polska. No município, existem 12 Indústrias Ervateiras, sendo que a maior parte da produção é feita por produtores de origem polonesa. Mais de 90% da população do município é da étnia polonesa. Áurea detém o título de Capital Polonesa dos Brasileiros.

A ideia é mostrar o diferencial da erva-mate e derivados produzidos no município e conquistar novos mercados, ampliando a exportação já existente para a Polônia, dentre outros países. Através deste projeto, o município quer aproveitar o potencial produtivo, cultural e de turismo para divulgar ainda mais a erva-mate. Com o cultivo da erva-mate, o produtor poder agregar valor ao produto e renda às famílias e dar mais visibilidade ao município, valorização e identidade do local.

O objetivo inicial e formar uma parceria envolvendo as indústrias ervateiras do município, Poder Público, Emater/RS-Ascar, Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate), Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Radio Polska, e demais parcerias interessadas, para colocar o projeto em prática no sentido de identificar, caracterizar e divulgar esse importante alimento. Para isso, estarão em análise as seguintes possibilidades: criação de um Selo de Origem (Identificação Geográfica das diferentes marcas de erva-mate produzidas em Áurea (conhecida como Capital Polonesa dos Brasileiros) Selo de Conformidade, envolvendo os processos desde a matéria-prima até o produto final; gastronomia polonesa à base de erva-mate, pratos típicos poloneses com pitadas de erva-mate e rota da erva-mate no turismo local, dentre outras ações que objetivam mostrar o diferencial da erva-mate e derivados produzidos no município de áurea.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS