Aula inaugural na UFFS vai debater ciência e linguagem

Evento do curso de Licenciatura em Filosofia terá professor da UFSC como convidado

No próximo dia 30 de agosto ocorre, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, a aula inaugural do semestre do curso de Licenciatura em Filosofia. O tema será “Ciência e linguagem: algumas intersecções filosóficas”, abordado pelo professor Jerzy André Brzozowski, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A aula inaugural tem por objetivo promover a integração entre alunos do curso, porém, toda a comunidade regional está convidada a assistir.

Segundo Jerzy, desde o momento em que a ciência passou a ser tematizada como objeto de estudo filosófico, a linguagem ocupou um lugar central na busca pelo conhecimento confiável. “Nesta palestra, após uma visão panorâmica das diferentes conceituações filosóficas acerca da relação entre ciência e linguagem no período contemporâneo, nos dedicaremos ao exame mais próximo do problema da referência às chamadas ‘classes naturais’ (espécies biológicas, químicas, minerais, etc.), e de que forma as diferentes respostas a esse problema levam a perspectivas realistas e antirrealistas sobre o conhecimento científico”, adianta o docente.

Para o coordenador do curso de Licenciatura em Filosofia da UFFS, Alcione Roberto Roani, a ciência e a linguagem são duas questões sobre as quais a filosofia tem dedicado um amplo debate a partir da perspectiva de diferentes teorias. “Desde os denominados ‘filósofos da Jônia’, na Antiguidade, a Filosofia está presente nos debates acerca dos domínios da ciência, dos métodos e dos resultados”, diz o professor. “Independente do período a linguagem sempre foi a base para o mundo compreender a ciência e para a própria ciência expor o seu sentido ao mundo.”

O evento será às 19h30, no Auditório do Bloco A da UFFS.

Os programas de pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Profissional em Educação e Filosofia são apoiadores da atividade.

Para os alunos do curso de Filosofia a participação será computada como presença nas respectivas disciplinas e, para os demais, será fornecida uma declaração de participação no evento.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS