Aula Inaugural de Fisioterapia da URI tratou da dor lombar

Por se tratar de uma disfunção ortopédica muito frequente e com uma crescente incidência, o Curso de Fisioterapia da URI promoveu sua Aula Inaugural deste ano abordando a dor lombar, classificada como problema de saúde pública.

O convidado para o encontro, realizado de forma remota, foi o fisioterapeuta Rodrigo Arenhart, que tem uma vasta experiência clínica em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, dor craniocervicomandibular, cefaléia de tensão e cervicogênica e doenças e disfunções da coluna vertebral.

Segundo o palestrante, a dor lombar gera transtornos de ordem física, econômica e psicossocial e o fisioterapeuta é o profissional que tem propriedade e segurança para reabilitar. Relatou que com a pandemia as pessoas estão cada vez mais sedentárias e, dessa forma, aumentou a incidência da dor lombar e a procura por profissionais fisioterapeutas para o alívio da dor nesta região.

Antigamente, segundo Rodrigo, recomendava-se repouso no leito para os pacientes que tinham dor lombar, mas hoje as diretrizes internacionais de práticas clínicas para isso recomendam-se exercícios terapêuticos para a maioria dos casos de lombalgia.

A palestra contou com a participação de professores, diplomados e estudantes do Curso. Desta forma, salienta a coordenadora Janesca Mansur Guedes, o objetivo da aula inaugural foi atingido, pois o Fisioterapeuta Rodrigo Arenhart apresentou dados atuais e formas de atuação, tratamento desta desordem, bem como despertou o interesse dos discentes sobre a importância do conhecimento específico a respeito desse assunto.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS