Associação Aquarela Pró-Autista: uma história de luta, acolhimento e inclusão em Erechim
Um espaço dedicado à inclusão e ao desenvolvimento das pessoas com autismo.
A Associação Aquarela Pró-Autista é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que surgiu da mobilização de pais e pessoas da comunidade de Erechim comprometidas com a causa do autismo. O movimento teve início em 2009, motivado pelo Seminário Pandorga de Autismo, que evidenciou a importância da informação, qualificação técnica e atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em 2011, a Prefeitura de Erechim cedeu uma sede para a Associação, onde iniciou os atendimentos a autistas e suas famílias. Desde então, diversos projetos inovadores foram realizados, como o Projeto Pró-Autista/Oficinas Culturais, aprovado pelo Ministério da Cultura, e o Programa TEACCH, voltado ao desenvolvimento da comunicação e socialização dos autistas.
Em 2018, a Prefeitura doou um terreno e, juntamente com a Câmara de Vereadores, aportou recursos para a construção da sede própria, inaugurada em dezembro de 2022. Atualmente, na nova sede localizada na Rua Manoel Melotto, nº 140, no bairro Três Vendas, a Associação atende cerca de 96 autistas com uma equipe multidisciplinar que oferece oficinas de pedagogia, musicoterapia e psicomotricidade, além de acompanhamento psicológico e assistência social.”
Um olhar humano e dedicado
Naiara Cássia Soccol, que está na instituição há cinco anos, conta que iniciou seu trabalho com atendimento pedagógico e, posteriormente, foi convidada a assumir a coordenação. “Atualmente atendemos 120 alunos, com idades que variam entre 3 e 45 anos. Oferecemos atendimento psicológico, oficina de musicoterapia, psicomotricidade e psicopedagogia,” explica.
Além de coordenadora, Naiara é mãe atípica — sua filha de 17 anos também é autista. “Eu me vejo dos dois lados, tanto profissional como mãe. A gente precisa muito fazer a nossa parte enquanto família, não só esperar que a escola ou os ambientes de terapia façam tudo.”
Ela ressalta o grande desafio das famílias: “Depois que chega o diagnóstico, muitas vezes a gente se anula, dedicando toda a energia às terapias e ao cuidado dos filhos. Por isso, criamos o projeto ‘Cuidando os Cuidadores’, que oferece suporte para que as famílias também tenham um olhar para si mesmas.”
Sobre o trabalho com os atendidos, Naiara destaca: “Aqui cada um é completamente diferente do outro, e o autista não tem um mundo à parte — ele precisa ser inserido na sociedade. O atendimento acontece uma vez por semana, com duração de duas horas, em que a pessoa passa por diversas terapias. Também temos grupos de convivência para adolescentes e adultos, que trabalham a interação social — uma característica muito importante no autismo.”
Apesar dos avanços, a demanda cresce: “Temos mais de 190 pessoas na fila de espera só em Erechim. Minha filha está em 49º lugar. O autismo sempre existiu, mas hoje temos mais visibilidade e uma mente mais aberta, graças ao apoio das prefeituras e das redes sociais.”
Naiara também fala sobre a questão da inclusão escolar e a preocupação com o futuro dos adultos: “Todos estão incluídos nas escolas, e temos um excelente relacionamento com a Secretaria de Educação. Porém, nenhum dos adultos atendidos trabalha, e essa é uma preocupação constante, pois muitos pais já estão idosos.”
O diagnóstico nem sempre é fácil para as famílias, especialmente em casos de autismo regressivo. “Criamos o projeto ‘Cuidando os Cuidadores’ porque o índice de divórcios aumentou bastante. Fizemos ações para o Dia da Mulher e Dia dos Pais, para oferecer um momento de acolhimento e lazer para as famílias.”
Ela conclui falando sobre o apoio indispensável da Prefeitura e a importância do trabalho em equipe: “O apoio da Prefeitura é crucial, desde a doação do terreno até os repasses que permitem manter os projetos. Aqui somos uma grande família, e cada vitória, por menor que seja, faz tudo valer a pena.”
Segundo o prefeito Paulo Polis, a Aquarela é exemplo de dedicação, e a parceria entre poder público, famílias e comunidade. “O trabalho realizado pela Associação Aquarela Pró-Autista é fundamental para garantir direitos e promover a inclusão de crianças, jovens e adultos com autismo em nossa cidade. A Prefeitura de Erechim tem orgulho de apoiar essa causa tão importante, desde a cessão do terreno para a construção da sede própria até o repasse de recursos que possibilitam a continuidade dos atendimentos e projetos”, finaliza o prefeito Paulo Polis.
Por Comunicação PME