A cultura gaúcha comemora mais um importante passo para ter um espaço com finalidade cultural e folclórica em Erechim. Na tarde desta quinta-feira (29), enquanto uma máquina iniciava a terraplanagem do terreno, foi assinado o Contrato Administrativo que autoriza o início das obras do Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas, espaço que estará sob gestão do Instituto Cultural Bota Amarela (ICBA), através de um Termo de Permissão de Uso, por 30 anos, aprovado entre os Poderes Executivo e Legislativo.
Construção em etapas
A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, comentou que essa é uma conquista da cultura do município. “Esse é um trabalho que envolve todas Secretarias de Governo. É uma felicidade sonhar esse sonho junto com vocês, dando início ao Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas”, disse a secretária.
O espaço tem 195.250m², fica na Rua Josefina Dalla Rosa no bairro Boa Vista, próximo a RS-211, entre os bairros Frinape e Presidente Vargas. A primeira etapa do Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas é essa construção, depois o ICBA deve buscar outras: na segunda etapa, um espaço de acolhimento e na terceira etapa, galpões fixos de entidades para as comemorações dos Festejos Farroupilhas, entre outros.
A presidente do ICBA, Tatiana Santin agradeceu a todos envolvidos. “Estamos a partir deste momento transformando um sonho em realidade, com o início das obras. Um processo demorado, mas todo dentro da legalidade e a partir de agora, já podemos dimensionar e ver a proporção que este local vai ter”, comentou.
Investimentos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
O contrato assinado com investimento superior a R$ 900 mil reais, sendo R$ 500 mil reais de recursos da Câmara de Vereadores, prevê a construção de uma pista de rodeios e banheiros no local.
O presidente da Câmara de Vereadores, destacou a parceria entre os dois poderes. “Erechim merece ter esse espaço. Quero parabenizar o Governo Municipal, por entender essa necessidade, junto com a Câmara de Vereadores. Essa é uma conquista dos tradicionalistas”, exaltou o presidente Serginho.
O prefeito Paulo Polis, agradeceu as pessoas e entidades envolvidas. “Agora inicia uma etapa mais contundente. O primeiro passo para um local que representa um pouco da nossa história com a cultura gaúcha”, destacou o prefeito Polis.
Comissão Executiva
As obras vão contar com uma comissão de acompanhamento, conforme Decreto Nº 5.523. São eles, da Prefeitura de Erechim, o engenheiro civil, Affonso Rodrigues e o engenheiro eletricista, Diogo Bolzan; de entidades, a presidente do ICBA, Tatiana Santin; a vice-presidente do ICBA, Cleusa Sotoriva; o tesoureiro do ICBA, Valdecir Ril e o diretor Campeiro da 19ª RT, Valmir Reck.