As ações do Curso de Nutrição da URI na UBS Escola do Bairro Progresso  

A UBS Escola, construída pelo município de Erechim no Bairro Progresso, está se constituindo num grande campo de ação para os cursos da área da Saúde da URI. O Curso de Nutrição, por exemplo, tem desenvolvido uma série de atividades junto ao público daquele bairro, contribuindo de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida daquela população.

Considerando o campo da Saúde Coletiva como uma importante área de atuação do nutricionista, o Estágio Supervisionado em Nutrição Coletiva II, realizado na UBS Escola, tem oportunizado a prática profissional às formandas do Curso. O Estágio conta com a orientação das professoras Jaqueline Sturmer e Roseana Baggio Spinelli.

As atividades desenvolvidas são inúmeras, destacando-se as consultas nutricionais individuais voltadas a adultos, idosos, gestantes e crianças, grupos de saúde (como de gestantes e idosos), visitas domiciliares e acompanhamento das condicionalidades relativas à saúde do Programa Bolsa Família.

Cabe destacar, ainda, a experiência de atuação junto à equipe multiprofissional da própria UBS, como também junto aos demais acadêmicos dos diversos cursos de graduação em saúde da URI, que também realizam suas práticas na UBS Escola. Essa troca de informações amplia o conhecimento dos acadêmicos e enriquece sua atuação, uma vez que, por meio do olhar multiprofissional, pode resultar numa abordagem terapêutica mais ampla ao paciente.

Ações extensionistas também estão sendo realizadas, como a  avaliação e educação nutricional para o grupo de gestantes, na disciplina de Nutrição da Gestação e Adolescência. Ela é realizada pelas alunas Anallice Fiorentin, Cláudia Regina Marchetti e Ketllyn Bárbara Ortiz, supervisionadas pela professora Gabriela Pegoraro Zemolin, na qual as acadêmicas destacam o papel dos nutrientes no desenvolvimento de uma gestação saudável. Essa ação é desenvolvida em conjunto com as alunas do Estágio Supervisionado, Laura Spiazzi e Jordana Rzeznik Rodrigues, que também enfatizaram a importância da Nutrição no Diabetes Gestacional e Distúrbio Hipertensivo Específico da Gestação.

Salienta-se que a alimentação pode trazer impactos positivos ou negativos à saúde e está relacionada às condições crônicas de saúde que atualmente afetam grande parte da população, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças carenciais, entre outras. Diante disso, pondera-se que o papel de educador do profissional nutricionista exerce influência na orientação quanto às práticas alimentares saudáveis de indivíduos e famílias, contribuindo, assim, para a prevenção de doenças e promoção da saúde dos usuários atendidos na UBS.

Por Ascom

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS