O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font celebra um importante avanço com a aquisição de um scanner profissional de alta performance. O novo equipamento marca o início de um amplo processo de digitalização dos documentos históricos preservados pela instituição, com foco inicial na hemeroteca, nos acervos de jornais e, especialmente, no acervo permanente do judiciário.

A medida representa um passo decisivo para a preservação da memória documental do município. Além de garantir maior proteção aos documentos físicos, a digitalização amplia significativamente o acesso público às informações, democratizando o conhecimento histórico e fortalecendo a educação patrimonial.
Para o coordenador do Arquivo Histórico, Henrique Trizotto, a novidade representa mais do que um ganho técnico. “A aquisição do scanner profissional, após longa espera, é um acréscimo significativo na política de acessibilização do acervo do Arquivo Histórico. Com ele, conseguimos digitalizar os documentos e preservá-los. Pensar na gestão documental vai muito além da higienização e acondicionamento. Em tempos cuja ciência é negligenciada, disponibilizar acervos de maneira remota é um avanço. Mas, reforço que nada substitui o contato com a fonte primária.”
O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, também destacou a importância da iniciativa como parte de uma política pública voltada à valorização do patrimônio cultural de Erechim: “Esse investimento reflete nosso compromisso com a preservação da história e com a promoção do acesso à cultura. Tornar o acervo do Arquivo Histórico acessível digitalmente é garantir que mais pessoas possam conhecer e valorizar a trajetória da nossa cidade e da nossa gente”, afirmou.
A digitalização do acervo faz parte de um plano de modernização do espaço e será conduzida gradualmente, respeitando critérios técnicos de preservação e priorização dos documentos.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação