Arquitetura e Urbanismo da URI promove ciclo de palestras

A disciplina de Seminários I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, contou com palestras de convidados em todos os sábados do mês de março. A disciplina foi organizada com foco em inovação, trazendo temas que abrangem inovações em processos, produtos e serviços.

A abertura do ciclo de palestras foi feita pela coordenadora do Curso, professora Sara Roesler, que falou sobre a constante busca desta graduação por inovação e apresentou os cursos de Pós-Graduação que estão sendo ofertados: Especialização EAD em Arquitetura de Espaços Comerciais: Métodos e Inovações, e Especialização em Qualidade do Ambiente Construído: Projeto e Inovações, na modalidade presencial.

O primeiro tema do ciclo de palestras foi sobre Inovação e Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo e foi ministrada pelos sócios-proprietários do Estúdio Peri Cotidiano de São Paulo, Natália Ranga e Rafael Brasil, que apresentaram os métodos que vêm utilizando para a oferta de serviços de arquitetura e urbanismo economicamente mais acessíveis.

A Professora Débora Locatelli falou sobre novos paradigmas em inovação e empreendedorismo e as potencialidades das profissões criativas como Arquitetura e Urbanismo.

Para completar o time de convidados alguns egressos do curso também se fizeram presentes: as arquitetas e urbanistas Gabriela Stankiewicz e Rosane Zanardo, graduadas em 2020, falaram sobre os desafios e oportunidades do mercado local.

A palestra seguinte teve como tema a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, que tem conquistado espaço no campo da arquitetura e urbanismo nos últimos anos, sendo reconhecido como o “SUS da habitação”, atendendo comunidades e famílias com até três salários mínimos de renda. As arquitetas e urbanistas Josiane Scotton e Cláudia Kuhn explicaram o tema e ainda apresentaram exemplos práticos na cidade de Lajeado.

O terceiro tema foi Representação em Arquitetura, com os arquitetos e urbanistas Adelar Jr. Piccinin e Karim Conteratto, do Laboratório de Representação Livre, de Chapecó, que falaram de estratégias para organização e gerenciamento de projetos, linguagem e composição de imagens e até uma oficina prática da representação utilizando programas diversos.

A última palestra do mês foi ministrada pela arquiteta e urbanista Jaqueline Andrade, que expôs questões sobre o Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, unindo a Agenda 2030 da ONU à possibilidade de criação de políticas públicas regulamentadas pelo Estatuto da Cidade para planejar as cidades que queremos para o futuro.

Segundo a Professora Natália Nakadomari Bula, responsável pela disciplina, a programação segue pelo mês de abril com a contribuição de convidados acerca dos temas Abrigo e Habitação Emergencial Pós-desastre, Processos colaborativos em BIM, Arquitetura Paramétrica e Automação Residencial.

Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS