Arquitetura e Urbanismo da URI desenvolve Projeto Integrador com alunos do JB

Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim, dentro da disciplina de Projeto Integrador 1-A, receberam o desafio de aplicar na prática os conteúdos de representação gráfica tendo como foco o patrimônio histórico de Erechim.

Para tal, a turma foi dividida em oito grupos e cada um deles recebeu uma edificação de valor histórico, cultural e arquitetônico para, num primeiro momento, desenvolver uma pesquisa cujos resultados foram registrados em resumos expandidos e que foram apresentados na Mostra Científica da Jornada de Estudos Empresariais, realizado em junho.

Buscando praticar também a criatividade, os alunos desenvolveram vídeos sobre estas edificações, que foram apresentados, no dia 04 de julho, aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola José Bonifácio. A atividade foi conduzida pela Professora Sara Roesler, coordenadora do Curso, e pela acadêmica Vitória Selong Binotto, com a presença dos professores Paulo Molossi, Michele Lima e Tailor Malossi.

Em um segundo momento da disciplina, os alunos representaram, de forma individual, a fachada destas edificações através de um croqui, desenho à cores (com técnica de livre escolha) e também desenho técnico em escala.

O desenho técnico foi utilizado como base para a terceira etapa da disciplina, que consistiu na modelagem 3D destas fachadas no software Sketchup e posterior visualização deste resultado em impressora 3D.

Na manhã do dia 08 de julho, os acadêmicos, assim como os alunos do terceiro ano da Escola José Bonifácio, acompanhados dos professores Cheila Basso e Tiago Soares de Oliveira, estiveram no auditório do Câmpus 2 para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos em parceria. Com base nos resumos expandidos e nos vídeos compartilhados, os alunos da escola JB desenvolveram redações que foram compartilhadas neste dia, com foco na Arquitetura e Urbanismo e sua relevância para a sociedade. Essas reflexões envolveram temas como acessibilidade, sustentabilidade, espaços públicos, arquitetura hostil, humanização do espaço, poluição visual, valorização do patrimônio histórico e preservação da memória cultural.

Na mesma oportunidade, os alunos visitantes também puderam ver os trabalhos desenvolvidos ao longo da disciplina, assim como as impressões 3D das edificações.

Segundo a professora Sara Roesler, “são essas vivências que nos levam a um aprendizado significativo, a uma troca muito rica, que agrega conhecimento a todos os envolvidos que compartilham, ensinam e também aprendem”.

O Projeto Integrador é um componente curricular, desenvolvido por intermédio de uma metodologia de ensino ativa, mediante acompanhamento, orientação e avaliação docente, estruturado para atender um ciclo evolutivo de aprendizagem. Dessa forma, possibilita a relação teoria-prática, a curricularização da extensão, o trabalho interdisciplinar, o ensino problematizador e contextualizado, a pesquisa, a iniciação científica e a integração com o mundo do trabalho e a flexibilidade curricular.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS