Aratiba implanta sistema de cercamento eletrônico

Em parceria com a Brigada Militar, 100% das fronteiras do município passam a ser monitoradas 24h por dia

Com a ação anunciada pelo Governo Municipal e a Brigada Militar, 17 pontos passam a ser monitorados através de 22 câmeras. O equipamento é composto por câmeras fixas com visão noturna e alcance de 50 metros, que permitem leitura de placas e reconhecimento de face, e câmeras com cobertura de 360 graus, com capacidade de 30 vezes de zoom, que permitem captar imagens de boa qualidade em  até 2 km de distância. As imagens serão geradas para a central de monitoramento em tempo real, através de fibra ótica desde a origem. Os equipamentos estão sendo instalados nas divisas com os municípios de Erechim, Mariano Moro, Três Arroios, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul, nas principais rótulas da cidade, no Parque de Eventos e no pórtico de acesso ao município na RS 420.

No lançamento do sistema, o tenente Edson Otfinoski, representando a Brigada Militar, o Consepro e da Polícia Civil, disse que o município é o único município do Alto Uruguai que vai ter um sistema de cercamento da totalidade do seu território. “Aratiba está dando um passo  enorme em termos de segurança pública. O sistema vai proporcionar condições excelentes de trabalho e vai contribuir muito  para melhorar a sensação e a condição de segurança da população”, disse.  O tenente também citou o interesse do Poder Público, que reformou a sala de controle do monitoramento, dos vereadores que aprovaram o projeto, do Consepro e das entidades que auxiliaram, destacando a Cresol, que liberou recursos para a compra de móveis para o local.

Os técnicos responsáveis pela instalação explicaram que  o sistema conta, também, com computadores e softwares compatíveis com a atividade, o que torna o aparato muito confiável. Neste sentido, o diretor da Creral Telecom, Edilson Guzzo, ressaltou que o projeto de fibra ótica implementado pela empresa em parceria com a Prefeitura Municipal passa a se desdobrar para além da melhoria da comunicação entre as pessoas. “O projeto de fibra ótica de Aratiba é o maus avançado já executado pela Creral, porque possibilita intervenções na segurança, que é uma das garantias fundamentais para a vida das pessoas”. O vice- prefeito, Izelso Zin, destacou a prevenção aos assaltos e roubos que o sistema vai proporcionar relatando que “o interior está sendo muito visado, muitas vezes numa propriedade rural é invadida, os agricultores perdem tudo e dificilmente estes valores são recuperados”. O prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, ressaltou a parceria que foi construída em torno do projeto. “ Esta iniciativa prova que nada se faz sozinho, que todas as conquistas são decorrentes de um envolvimento comunitário e  que o dinheiro público deve ser investido no bem estar das pessoas”. 

 Veja onde estão sendo instaladas as câmeras:

Câmeras com leitura de placa: Na Usina de Itá, no antigo posto fiscal e no pórtico de entrada.

Câmera com captação 360º: na rótula do distrito de Pio X divisa com  Barra do Rio Azul; no  distrito Rio Azul na divisa com Itatiba do Sul e Barão de Cotegipe; na Comunidade XV de Novembro na  RS 420; na comunidade de Vista Alegre, na divisa com Erechim; no Distrito de Dourado, no acesso a Três Arroios e no centro do Distrito; na comunidade de Encruzilhada da Várzea, próximo à ponte na divisa com Mariano Moro; na Igrejinha do Sarandi; na entrada e no centro do Parque de Eventos; em frente ao Ginásio Municipal; na entrada da Área Industrial; na esquina do Clube Aliança; na rótula central e na rótula da prefeitura.

Em alguns destes locais estão sendo instaladas mais de uma câmera.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS