Aratiba está na final do 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal. O município participou da premiação em três áreas, Educação, Meio Ambiente e Agricultura. O projeto Irriga Aratiba, que incentiva a irrigação e fertirrigação como forma e melhor manejo e qualidade de produção nas propriedades rurais do município, foi selecionado e está na final do Prêmio proposto pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famrus).
O anúncio dos finalistas acontecerá na próxima quarta-feira, dia 23, durante o Smart Cities Park, um evento nacional a ser realizado em Nova Petrópolis sobre inovação e cidades inteligentes. O Prêmio Boas Práticas é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais. Em sua 4ª edição, concorrem ao prêmio 557 trabalhos desenvolvidos em 220 municípios.
Conforme o secretário da Agricultura, Joarez Miechuanski, o “Irriga Aratiba” é uma iniciativa que beneficia produtores que queiram investir em irrigação e fertirrigação em suas propriedades. A prefeitura subsidia 25% do valor que o produtor terá para fazer seu projeto, até um limite de R$ 250 mil por propriedade”.
A irrigação é feita a partir de água que é lançada nas lavouras. Já a fertirrigação tem um processo semelhante, só que leva até a lavoura os dejetos de suínos, sem a necessidade de transporte dos mesmos por máquinas e outros implementos. Estima-se que uma lavoura irrigada e fertirrigada pode render até 200% a mais no caso do milho ou até dobrar a produção de pastagens.
Quem leu essa notícia também gostou de:
Por Assessoria de Comunicação
Jornalista e Radialista, membro da bancada do Estúdio Boa Vista e Responsável pela produção de conteúdos sobre eventos cotidianos.
Notícia anterior
Você pode gostar também