Aratiba determina ações de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus

O Governo Municipal de Aratiba, reunido com os representantes do setor de saúde, administração e educação do município  e com a direção da Associação Comunitária Hospitalar de Aratiba, determinou ações de prevenção e enfrentamento ao Corona vírus no município.

Entre as ações definidas pelo grupo estão:

No setor da educação:

– Tendo em vista a parceria com o governo do estado com relação ao transporte escolar,  seguindo o decreto estadual determina o cancelamento temporário das aulas a partir desta quinta-feira (19) por tempo indeterminado.

No setor de saúde:

-orientar a todos os idosos com mais de 60 anos que evitem sair de casa nos próximos 60 dias.

– promover uma intensa campanha de informação a fim de diminuir os riscos de contágio e combater as fake News.

– fornecer máscaras e álcool gel para os profissionais da saúde e para todos os pacientes que procuram a Unidade Básica de Saúde e o Hospital Comunitário.

-divulgar semanalmente o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que contem os dados confiáveis sobre a doença.

-instalar o Disque Informação para orientar os moradores com sintomas de gripe sobre os procedimentos, para evitar a ida às Unidades de Saúde. O numero é 3376 1652.

-suspender o atendimento médico no interior. A equipe fará atendimento domiciliar somente para coleta de material para exame em casos com suspeita de Corona vírus.

– suspender as palestras nas comunidades do município para evitar a aglomeração de pessoas.

-providenciar a compra de respiradores para equipar os leitos hospitalares.

-definir um número de no mínimo dez leitos hospitalares destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes com confirmação de Corona vírus que necessitam de internação hospitalar.

No setor comunitário:

-suspender todos os eventos esportivos, festas, bailes, reuniões e demais atividades que aglomerem pessoas.

-suspender todas as reuniões e encontros dos Grupos de Idosos do município.

É importante esclarecer que não há nenhum caso suspeito em Aratiba. As medidas que estão sendo tomadas são para retardar ao máximo a ocorrência da doença no município e preparar a estrutura necessária para atendimento dos casos graves, caso venham a acontecer.

Este é um momento em que a atitude de cada um pode fazer uma grande diferença.  O grupo de trabalho de prevenção ao Corona vírus orienta, ainda,  que a população evite a corrida aos serviços de saúde.  Todas as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 33761652, com a enfermeira Josiane no Disque Informação, onde você terá a orientação de profissionais capacitados para avaliar o procedimento necessário, caso a caso.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS