Aprovada moção do vereador Renan Soccol em apoio a projeto que autoriza a caça de javalis no estado
Espécie se reproduz de maneira descontrolada e é considerada uma ameaça à biodiversidade local
Na última terça-feira (27), durante a sexta sessão ordinária de 2024, foi aprovada no plenário a moção de autoria do vereador Renan Soccol (Progressistas) em apoio ao projeto de lei que dispõe sobre a autorização de caça de javalis no Rio Grande do Sul. A proposta é dos deputados Capitão Martim e Delegado Zucco, e atualmente tramita na Assembleia Legislativa do estado.
De acordo com Soccol, por se tratar de uma espécie sem predadores naturais no país, o javali se reproduz de maneira rápida e descontrolada, sendo necessário normalizar esta situação. “Trata-se de um animal que ameaça a biodiversidade gaúcha e brasileira, podendo percorrer até 70 quilômetro por dia, o que torna muito difícil o mapeamento e controle das populações. Além disso, uma fêmea pode dar à luz a até duas ninhadas por ano, com dez filhotes por gestação”, frisa o parlamentar.
O vereador enfatiza que a suspensão de novas licenças para caçadores pelo Ibama é um retrocesso, uma vez que reduz consideravelmente a possibilidade de enfrentamento da proliferação de javalis. “Esta medida afeta o único método efetivo de combate à multiplicação desta espécie, que representa também um risco sanitário a comercialização de carnes e leites, uma vez que é transmissora de enfermidades que podem afetar os animais da região. O projeto proposto pelos deputados vem ao encontro das necessidades do município e da região”, completa Soccol.
Por Assessoria de Comunicação