Aprovada moção de apoio ao projeto que institui piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras

Na última segunda-feira (17), os parlamentares aprovaram por unanimidade a moção de autoria do vereador Ale Dal Zotto (PSB), em apoio ao projeto de lei que tramita no Senado Federal e busca instituir piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O documento, foi subscrito pelos vereadores Anacleto Zanella (PT), André Jucoski (PDT), Angela Trierveiler (PCdoB), Juares Bernardi (PSB), Jurandir Pezzenatto (MDB), Nadir Barbosa (MDB) e Serginho Bento (PT).

Segundo Dal Zotto, por serem profissionais da área da saúde, é de enorme importância a aprovação do projeto em nível federal. “Atualmente não existe um valor instituído para o pagamento dos trabalhadores de enfermagem, fazendo com que os mesmos tenham que optar pelo aumento da carga horária e jornada duplicada, o que causa sobrecarga de trabalho”, observa, ressaltando a atuação da classe durante a pandemia de covid-19. “Pode-se avaliar a enfermagem como peça fundamental no âmbito de saúde pública, portanto, estes profissionais merecem respeito, valorização e salários dignos para continuarem atuando de forma digna, eficiente e humanizada em prol da saúde dos pacientes”, completa o vereador.

Após a aprovação no plenário da Câmara, a moção foi encaminhada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; aos senadores do Rio Grande do Sul, Lasier Martins, Luís Carlos Heinze e Paulo Paim; ao senador autor do projeto, Fabiano Contarato; à presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Maria dos Santos; e à presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS); Rosangela Gomes Schneider.

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Vereadores de Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS