Aprovada a moção do vereador Carlos Lemos em repúdio a projeto que busca proibir rodeios no RS

Atividade bastante popular no Rio Grande do Sul, os rodeios pautaram parte da discussão durante a sessão ordinária da última segunda-feira (16). Na ocasião, o vereador Carlos Lemos (PSDB) levou ao plenário uma moção de repúdio ao projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul visando à proibição de rodeios no estado, apresentado pelo deputado estadual Rodrigo Maroni. A moção foi aprovada e será encaminhada à Assembleia e ao governo do RS.

De acordo com Lemos, existem muitos equívocos na forma como o deputado trata sobre os rodeios, sobretudo no que diz respeito aos cuidados com os animais utilizados na referida prática, bem como em vaquejadas e provas equestres. “Reconhecemos todo o cuidado que é dado aos animais, que passam por uma série de normas obrigatórias das entidades organizadoras e associações de animais de raça, como, por exemplo, as medidas de bem-estar animal. Também repudio os argumentos sem nexo com a realidade citados pelo deputado, que afirma que os rodeios não têm origem na cultura do campo e foram importados dos Estados Unidos”, ressalta.

Para o vereador, há uma forte questão cultural imbuída na prática de rodeios no Rio Grande do Sul, além de serem eventos que trazem benefícios para outras áreas. “Nosso estado é rico em tradições como os grandes rodeios crioulos, que contam com um grande número de participantes e, por conta do enorme contingente de pessoas envolvidas, também fortalecem a economia e o agronegócio gaúcho, além de ser um ambiente muito familiar e que integra pessoas das mais diversas idades”, completa Lemos.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS