“Uma pequena vitória”. Assim Cláudio Jacir dos Reis, de 79 anos, celebra a conquista após concluir o ensino fundamental. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (21) e fez parte da formatura da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela prefeitura de Gravataí, na Região Metropolitana.
Natural de Porto Alegre, o aposentado decidiu dar mais um passo em sua vida. Ao lado dos outros 19 colegas da Escola Municipal Vânius Abílio dos Santos, Cláudio realizou o sonho interrompido na infância.
“Não vou morrer analfabeto”, afirma.
Quando pequeno, Cláudio viu a mãe ficar viúva e precisou parar os estudos para cuidar dos irmãos. Ao completar 18 anos, ele foi para o Serviço Militar.
🚌 Depois do período no Exército, Cláudio trabalhou por mais de 30 anos como motorista de ônibus. Durante esse tempo, ele não conseguiu estudar. Após sair do emprego, o homem decidiu se dedicar aos estudos.
📚 Animado, ele conta que a relação com a turma da escola era importante. “Eu tinha um relacionamento muito bom com a gurizada”, diz.
🎓 Além de Cláudio, outros 155 formandos, que fazem parte da setes escolas municipais que oferecem o (EJA), realizaram o sonho da primeira formatura no mesmo fim de semana.
Hoje, casado e com três filhos, Cláudio relata que o próximo passo é concluir o ensino médio e cuidar da saúde. 💪
“Se Deus quiser, fazer minha natação e a minha academia. Além disso, continuar em harmonia familiar”, finaliza.
Cerimônia de formatura do Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela prefeitura de Gravataí — Foto: Prefeitura de Gravataí
Por Andressa Mendes* e Pedro Trindade, g1 RS