Após denúncia, consórcio diz que usina de Itá não tem vazamento e controle da estrutura é rigoroso

Itá – O Consórcio Itá, responsável pela gestão da Usina Hidrelétrica de Itá, disse que é improcedente uma denúncia feita ao Ministério Público sobre um suposto vazamento de água no fundo da estrutura de contenção.

Nas últimas semanas, a Promotoria Pública de Itá, encaminhou ao Consórcio Itá, um documento solicitando mais informações sobre a situação da barragem, após o registro de uma “notícia de fato” feito por um morador daquela região.

A denúncia feita por um morador da localidade de Borboleta Baixa dizia que a barragem da Usina Hidrelétrica de Itá, localizada no Rio Uruguai, entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, apresentava vazamento no fundo. Além disso, que o problema era antigo desde a construção da estrutura.

Em nota a Usina Hidrelétrica de Itá disse que são realizadas inspeções de rotina mensalmente, assim como atendendo a legislação vigente, realiza inspeções anuais de segurança regular, seguindo o Plano de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergência. Os documentos elaborados pelas equipes atestam o nível normal de segurança estrutural da barragem e estruturas associadas.

A direção da Usina de Itá ainda disse que os procedimentos de fiscalização são acompanhados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A fiscalização mais recente foi realizada em setembro de 2019. Nenhum problema foi constatado e a usina atende todos os padrões de segurança estabelecida na legislação específica.

A Usina Hidrelétrica Itá tem suas estruturas caracterizadas como risco baixo.

Fonte: Atual FM

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS