Apesar da derrota o PT sai vitorioso da eleição entre os tradicionais partidos

O PT vai ter que calçar as sandálias da humildade e voltar para as suas origens

Neste domingo (28), Jair Bolsonaro (PSL), foi eleito presidente da República do Brasil. A derrota de Fernando Haddad (PT), interrompeu um ciclo de vitórias do Partido dos Trabalhadores que há quatro anos venceu a corrida presidencial nas eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014.

Apesar da derrota nas urnas, e dos grandes líderes do PT estarem presos ou sendo investigados por corrupção, de sofrer Impeachment de sua presidenta, o Partido dos Trabalhadores, um dos mais tradicionais do Brasil, ainda saiu vitorioso desta eleição. Mesmo com a derrota no segundo turno, o Partido dos Trabalhadores elegeu a maior bancada na Câmara dos Deputados, elegeu quatro governadores e perdeu apenas com relação a eleição de 2014.

Quem perdeu representatividade foi MDB que em 2014 elegeu sete governadores e neste ano elegeu apenas três. Em 2014, o MDB (antigo PMDB), elegeu a maior bancada da Câmara dos Deputados e hoje é a terceira. O PSDB, que na eleição de 2014 chegou ao segundo turno e elegeu cinco governadores, agora elegeu apenas três e viu a sua bancada cair drasticamente. O PDT em 2014 elegeu dois governadores e agora apenas um. Mesmo assim o PT, vai ter que calçar as sandálias da humildade e voltar para as suas origens.

 

Por Egidio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS