“Apaes são indispensáveis para as famílias e comunidades”, afirma Paparico Bacchi

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes (Freapaes), deputado Paparico Bacchi (PL), percorre o Estado para conhecer a realidade das associações que executam projetos e desenvolvem ações voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O deputado Paparico Bacchi (PL) percorre o Estado disposto a fortalecer projetos e apoiar ações voltadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Em roteiros pelas regiões da Fronteira Oeste, Vales e Central, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes (Freapaes), visitou as sedes e manteve audiências com diretores das entidades que atendem crianças, jovens e adultos nas áreas de educação, saúde e assistência social. O mesmo diálogo é mantido com representantes das Apaes das regiões Nordeste, Alto Uruguai, Produção e Serra gaúcha.

“Entendo que as Apaes são indispensáveis para o desenvolvimento integral e a qualidade de vida da pessoa deficiente, assim como de seus familiares. Tenho uma filha de 11 anos que nasceu com Síndrome de Down e que desenvolveu o autismo. Minha experiência pessoal coloca-me ao lado dos pais, irmãos, tios, avós e até amigos que precisam de apoio para desenvolver habilidades, superar desafios e contribuir com a inclusão nesta causa que é de todos”, ressalta o deputado Paparico Bacchi.

Em Santa Cruz do Sul, Paparico Bacchi conheceu Artur, de nove meses, que chegava na escola da Apae para mais um dia de atividades. De acordo com a mãe Ana Maria Heller, desde o diagnóstico até os dias atuais, a Apae foi importante no sentido de oferecer atendimento especializado para a criança e oportunizar orientação e atendimento adequado à família.

No município de São Borja, Paparico Bacchi esteve reunido com Ricardo Dornelles Souza, presidente da Apae do município localizado na Fronteira Oeste e que também atende argentinos. Na oportunidade o deputado visitou as obras de ampliação da unidade localizada na Vila Cabeleira e onde está sendo desenvolvido o projeto “Avante Apae”. O espaço construído com recursos doados pela própria comunidade oferece ampla e moderna estrutura para atendimentos à comunidade.

No encontro com a direção da Apae de São Gabriel, Paparico Bacchi recebeu apelo para intervir junto aos órgãos competentes do Estado e auxiliar na regularização de questões burocráticas. Problemas administrativos anteriores impedem que a entidade receba recursos públicos, fator que limita a oferta de serviços e atendimento à comunidade. De acordo com os relatos dos dirigentes o município contribui com servidores e veículos, enquanto que a comunidade apoia com doações, mas a regularidade fiscal seria importante para fortalecer a entidade.

Em Santiago, Sant’Ana do Livramento e Cachoeira do Sul, as visitas e reuniões com representantes da Apae serviram para reforçar o entendimento acerca da atuação das entidades e coleta de subsídios que serão inseridas no plano de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes.

Políticas públicas permanentes  

O deputado Paparico Bacchi ressalta que “as ideias e exemplos poderão ser transformados em propostas de políticas públicas permanentes, pois as Apaes são indispensáveis para as famílias e todas as comunidades”, finaliza.

Por Assessoria Deputado Paparico Bacchi

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS