O Ypiranga jogará nesta quarta-feira (12) contra o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas, e no sábado (15), contra o Grêmio, em Erechim. O Canarinho precisa fazer jogos perfeitos nesta reta final para conseguir se classificar às semifinais como melhor segundo colocado, espaço hoje ocupado pelo Caxias, com 12 pontos.
Para superar o time da Serra na tabela, o Ypiranga precisa somar pelo menos quatro pontos nos dois últimos jogos. Neste caso, precisaria torcer para o Caxias perder as duas partidas que lhe restam, contra Guarany de Bagé e São José, respectivamente. O clube da Fronteira também não pode vencer as suas duas partidas.
No melhor dos casos, se o Ypiranga vencer o Brasil de Pelotas e o Grêmio, as chances crescem. Assim, o Caxias pode até pontuar nas rodadas finais, mas não pode vencer nenhuma.
Com a vaga na semifinal, além de disputar o título, o Ypiranga terá uma vaga garantida na Copa do Brasil de 2026. No entanto, caso a equipe grená vença um dos jogos, o Canarinho não terá mais chances, mesmo se conquistar os seis pontos nas últimas rodadas.
Chances de Troféu Farroupilha
Os times que terminarem a primeira fase entre 5º e 8º lugar na tabela geral, estarão classificados para o Troféu Farroupilha. Esta fase será disputada em semifinal e final. O campeão garantirá uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Essa é a maior probabilidade do Ypiranga no momento. O clube está em quinto lugar na classificação geral, com nove pontos. Se vencer o Brasil de Pelotas, praticamente confirma a classificação para o Troféu Farroupilha. Só perde a vaga se sofrer duas derrotas, combinado com resultados paralelos.
Chances de quadrangular do rebaixamento
Mesmo que remotas as chances, o Ypiranga ainda corre risco de rebaixamento. O quadrangular da morte será disputado entre os times que terminarem entre o 9º e o 12º lugar na classificação geral. Os quatro times disputarão jogos de turno e returno. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Divisão de Acesso.
Para isso ficar no quadrangular, o Canarinho teria que perder as suas últimas partidas. Ainda assim, para disputar o quadrangular dependeria de resultados vários resultados paralelos para jogar o Ypiranga para o Z-4.
Preparação do Ypiranga finalizada para o jogo desta noite contra o Brasil em Pelotas
Grupo de jogadores e comissão técnica do Ypiranga encerraram ontem a preparação para o desafio desta quarta-feira (07) contra o Brasil de Pelotas, pela 7ª rodada do Gauchão. O grupo trabalhou forte e está pronto para mais esse grande confronto!
A Direção do Ypiranga faz um agradecimento ao Esporte Clube Pelotas por ceder sua estrutura e recepcionar para a realização do treinamento.
É o Canarinho! Rumo a mais um grande desafio!
O jogo inicia às 21h30 no estádio Bento Freitas e o Técnico Matheus Costa mandará a campo o mesmo time que saiu jogando contra o Guarany.
Ypiranga: Edson – Marinho, Heitor, William Gomes e Rocca – João Paulo, Lucas Ramos e Jean Pyerre – Roger, Galego e Felipe Marques.
Arbitragem. Rafael Klein, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Rodrigo Dahmer. VAR: Daniel Nobre Bins
Por: Redação GZH