O ranking das redes sociais entre os brasileiros trouxe algumas mudanças em 2020. Enquanto o Facebook voltou para a liderança, o YouTube conseguiu se manter entre as três mídias mais populares e ultrapassou a barreira dos 100 milhões de inscritos. Um número importante, e que mostra como o conteúdo da plataforma continua chamando atenção das pessoas. Destaque também para o Tik Tok, que surgiu na lista pela primeira vez.
Esses dados foram divulgados no início do ano, como mostra o site Resultados Digitais, e confirmam que o Facebook, o WhatsApp e o YouTube continuam dominando o número de usuários no Brasil. As duas primeiras redes lideram o ranking, e deixam para trás a popular plataforma de compartilhamento de vídeos. Entretanto, apesar de ficar na terceira posição, o YouTube pôde comemorar a marca dos 105 milhões de usuários brasileiros. Um novo recorde que reforça ainda mais a importância do site da Google.
A criação de conteúdo na plataforma está em alta, e nunca tivemos tantas opções de vídeo para assistir online. Além do crescimento de números de usuários, outro motivo para essa alta é o uso de ferramentas online que ajudam na edição. A InVideo, por exemplo, conta com mais de 4000 templates personalizáveis no Youtube Video Editor. Esses templates podem ser usados para facilitar na criação de vídeos no YouTube, assim como também em outras redes. Além disso, o próprio software consegue, em poucos minutos, renderizar e exportar o vídeo para ser publicado.
Tudo isso facilita na postagem de conteúdos novos todos os dias, seja aqui no Brasil ou até fora. Atualmente, contabilizando todo o mundo, o YouTube conta com mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. São também mais de 2 bilhões de usuários ativos, o que mostra um alcance incrível. Entretanto, o YouTube não é a única rede social que impressiona nos números.
Tik Tok estreia na lista brasileira
Uma das grandes surpresas do ranking das redes sociais no Brasil foi a estreia do Tik Tok. A rede social de vídeos online surgiu entre os 10 primeiros e, logo de cara, desbancou o Snapchat. O aplicativo chinês conta com quase 16 milhões de usuários por aqui, e a tendência é um crescimento ainda maior. Não seria nenhuma surpresa vê-lo subir no ranking rapidamente no final de 2021.
Alguns recordes foram quebrados pela plataforma, principalmente no mês de setembro do ano passado. O Tik Tok afirmou que quase 4 milhões de brasileiros baixaram o aplicativo no período de 30 dias. Um número que só consegue ser batido pelas redes sociais mais populares, como o WhatsApp. Ou seja, os vídeos estão em alta e o YouTube deve ganhar um rival na parte de cima da lista brevemente.
Facebook mantém liderança
Enquanto o Tik Tok tenta subir na lista, o Facebook quer manter o topo durante os próximos meses. A rede social mais popular do Brasil, e também do mundo, conseguiu somar 130 milhões de usuários e superou o WhatsApp. Isso mostra que a plataforma continua forte por aqui, e cada vez mais funcional. O Facebook sempre deu espaço para diversos formatos de conteúdos, até mesmo na área de educação, e continua abrindo espaço para isso.
As redes sociais fazem muito sucesso no Brasil, e a tendência é que continue assim por algum tempo. O YouTube chamou atenção pelo número de usuários, mas foi o suficiente para ficar no topo do ranking. Porém, isso é algo que pode mudar em 2021, principalmente com o sucesso recente dos vídeos online.
Por Assessoria de Comunicação