XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho 2025 reúne especialistas em Getúlio Vargas com foco em clima, produtividade e mercado

Evento acontece no dia 25 de abril e conta com palestras técnicas, painel com lideranças do agronegócio e apoio de grandes patrocinadores

Getúlio Vargas será sede, no próximo dia 25 de abril, do XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho 2025, evento que deve reunir produtores, técnicos, estudantes e lideranças do setor agropecuário regional. A programação inicia às 7h30, com o credenciamento, e se estende ao longo da manhã com palestras e debates que visam ampliar o conhecimento sobre os cenários climáticos, práticas agrícolas e perspectivas de mercado para duas das principais culturas de grãos do Sul do Brasil. O evento acontece no Centro Comunitário Centenário e tem como tema “A Informação que Fortalece o Agro”.

A solenidade de abertura do evento acontece às 8h com a presença de autoridades e a primeira palestra está marcada para as 8h15, com a meteorologista Estael Sias, que trará a projeção climática para 2025 e discutirá se o Rio Grande do Sul enfrentará novos fenômenos de risco. Na sequência, às 9h, o engenheiro agrônomo Elmar Luiz Floss aborda a ecofisiologia e a nutrição do milho voltadas à obtenção de altos rendimentos. Às 10h, o economista Ruy Augusto da Silveira Neto apresentará uma análise atualizada do mercado de milho e trigo, destacando tendências e oportunidades.

Encerrando a parte da manhã, o fórum promove um painel temático sobre o trigo, a partir das 11h, com o tema “Desafios e Oportunidades no Cenário Atual e Futuro”. O painel terá a mediação de Alencar Paulo Rugeri, gestor da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, e contará com a participação de especialistas de diferentes segmentos: Giovani Faé, responsável estadual pela área de culturas anuais na Emater-RS/Ascar; Milton Sfreddo, gerente de Agronegócios da Be8; e Tiago De Paoli, gerente comercial Sul da Biotrigo. O Fórum encerra com almoço às 13h, no mesmo local do evento.

REALIZAÇÃO E PATROCÍNIOS

O Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Getúlio Vargas, Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (Aeamau), Centro Universitário Ideau (Unideau) e Associação Comercial, Cultural, Industrial e de Agropecuária de Getúlio Vargas (Accias).

Entre os patrocinadores estão empresas de destaque no agronegócio. O evento conta com o apoio do Sicredi como Patrocinador Diamante; e do Senar e Bayer como patrocinadores Prata. Também apoiam a iniciativa como Patrocinadores Bronze as empresas Cotrijal, Adubos Coxilha, Pioneer, Brevant Sementes, Banco do Brasil e Be8.

A expectativa dos organizadores é de que o fórum contribua significativamente para a qualificação técnica dos produtores e profissionais da região, além de fomentar o debate sobre os desafios enfrentados pelas cadeias produtivas do trigo e do milho no cenário atual e futuro.

CULTURAS ESTRATÉGICAS PARA A PRODUÇÃO GAÚCHA

No contexto agrícola do Rio Grande do Sul, o trigo e o milho desempenham um papel fundamental, especialmente no sistema de cultivo de inverno. Além de garantirem a cobertura do solo durante o período mais frio do ano, essas culturas contribuem para a rotação de lavouras, melhorando a qualidade do solo e reduzindo riscos fitossanitários.

O trigo, tradicionalmente plantado entre maio e julho, é essencial para a indústria moageira e panificadora do estado, enquanto o milho se consolida como base para a produção de ração animal, fortalecendo as cadeias produtivas da suinocultura e avicultura. Ambos têm grande importância econômica e ambiental, sendo considerados estratégicos para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do agronegócio gaúcho.

Por: Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura de Getúlio Vargas