O Arquivo Histórico Municipal de Erechim Juarez Miguel Illa Font, tem se consolidado como um espaço de valorização da história e da memória da cidade. Entre abril e a primeira semana de junho de 2025, o local recebeu mais de 700 visitantes, entre alunos e professores de escolas estaduais, municipais, particulares e instituições de ensino superior.
As visitas incluíram alunos e professores de escolas municipais, estaduais, particulares, acadêmicos de diversas Universidades, além do curso de Agente de Informações Turísticas, oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Durante as visitas, o Arquivo promove uma série de atividades educativas que inclui desde visitas guiadas pelo acervo, até oficinas práticas de manuseio de fontes históricas — especialmente com turmas do ensino fundamental. Em uma das atividades, os alunos têm a oportunidade de manipular fotografias antigas e refletir sobre as transformações da cidade ao longo do tempo.
Segundo o coordenador do Arquivo Histórico, Henrique Trizoto, o objetivo é despertar o interesse pela história local e formar cidadãos conscientes da importância da preservação patrimonial. “Nosso acervo guarda registros desde a colonização de Erechim até os dias atuais. Ao promover essas experiências, buscamos mostrar que a história está viva e presente em nosso cotidiano. Além disso, oferecemos ferramentas para que os estudantes possam compreender a cidade de forma mais profunda”, destaca Trizoto.
As visitas guiadas são organizadas em dois formatos. Para cursos de licenciatura e áreas afins, é realizada uma abordagem teórico-metodológica sobre como desenvolver passeios educativos com foco em aspectos históricos e sociais. Já para turmas escolares, o passeio privilegia o contato direto com a história de Erechim por meio de um roteiro que parte do Arquivo Histórico e inclui pontos emblemáticos como a Praça da Bandeira, Castelinho, frente da Câmara de Vereadores, Avenida Maurício Cardoso (com destaque para o Monumento ao vendedor de Jornais), Praça Júlio de Castilhos, ferrovia, Praça do Imigrante e Mirante.
O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, também comentou sobre a importância do espaço para a cidade:
“O arquivo histórico cumpre um papel fundamental ao manter viva a memória de Erechim. Iniciativas como essa conectam as novas gerações ao passado, fortalecendo nossa identidade cultural”, afirma o secretário.
O Arquivo Juarez Miguel Illa Font segue aberto para visitações educativas e projetos em parceria com instituições de ensino e pesquisa, reafirmando seu compromisso com a preservação e a difusão da história de Erechim.
Informações e agendamento com o Arquivo Histórico Juarez Miguel Ila Font, através do telefone (54) 9911-28145 e (54) 3520-7048 ou pelo e-mail: arquivohistorico@erechim.rs.gov.br
Por SMCE PME