Alunos do Curso de Medicina Veterinária da URI participaram de uma visita técnica na Fazenda Pelicioli, no Distrito de Capo-Erê, em Erechim, dedicada à bovinocultura leiteira. A iniciativa fez parte da disciplina de Doenças Infectocontagiosas, ministrada pela professora Natalie Zorzi, que acompanhou o grupo de alunos.
A Fazenda, coordenada por Altemir José Rigo Pelicioli e sua filha, Médica Veterinária, Aline Pelicioli, vem se dedicando à produção leiteira há mais de 62 anos.
A atividade teve como objetivo proporcionar uma vivência prática sobre as rotinas sanitárias e os principais desafios relacionados ao controle de doenças infecciosas em bovinos leiteiros. Durante a visita, os estudantes puderam observar de perto todo o manejo sanitário e a biosseguridade do local, além de conhecer os protocolos utilizados para garantir a saúde do rebanho.
A pecuária leiteira é uma atividade de grande relevância econômica e social, sendo responsável pela geração de renda e alimentos essenciais para a população. Para os futuros médicos veterinários, experiências como essa são fundamentais para consolidar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e desenvolver uma visão crítica e aplicada da profissão. Além disso, o contato direto com o ambiente rural favorece a compreensão da importância da atuação veterinária na promoção da saúde animal, da qualidade do leite e do bem-estar dos rebanhos.
Aline Pelicioli, ao falar sobre a iniciativa do Curso, salientou: “Isso vai além da rotina do nosso tambo de leite: a importância de abrir portas para quem está começando. Receber estagiários é muito mais do que ensinar; é apostar no futuro da agropecuária, é acreditar no poder da vivência prática para transformar conhecimento em paixão e compromisso com o campo. Assim, valorizamos os estudantes que buscam conhecimento e as propriedades que abrem portas para o ensino prático”, destacou.
Texto e fotos: URI Erechim