Antes de iniciar a feira foram realizadas reuniões com o objetivo de orientar os expositores que comercializam alimentos, bebidas, cosméticos e saneantes, bem como a organização das cozinhas de cada espaço.
Durante o evento, divididos em escalas de trabalho, os técnicos da Vigilância estão presentes para atender todas as demandas seja de consumidor, bem como orientações das pessoas que estão realizando seus trabalhos na Frinape, além de fiscalizações em todos os estandes dos expositores que comercializam alimentos, bebidas, cosméticos e saneantes, como os restaurantes do Polo, as praças de alimentação em todos os pontos de comercialização da feira.
O trabalho realizado preconiza a orientação e acompanhamento dos empreendedores que participam do evento, eliminando-se imediatamente qualquer situação que possa representar risco sanitário aos consumidores.
Nessa fiscalização são verificadas a rotulagem e armazenamento adequado dos produtos, além da verificação das boas práticas de manipulação dos alimentos que são servidos aos visitantes.
Vale destacar que são aproximadamente 90 espaços sujeitos a fiscalização sanitária que são visitados todos os dias durante a Frinape, que acontece até 20 de novembro, para garantir a segurança dos produtos oferecidos aos visitantes do evento.