Vídeos desinformam sobre onda de calor no Rio Grande do Sul

Vídeos publicados em plataformas de redes sociais trazem previsões de calor fora da realidade para o Rio Grande do Sul

Isso não vai ocorrer! A maior temperatura máxima oficialmente registrada no Rio Grande do Sul até hoje foi de 42,9ºC em Uruguaiana, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, em 27 de fevereiro de 2022.

Anteriormente, o recorde oficial de calor no estado era de 42,6ºC, marca observada em Alegrete em 19 de janeiro de 1917 e em Jaguarão em 1º de janeiro de 1943. Dias atrás, em 23 de janeiro, Quaraí chegou perto desta marca de 1917 e 1943 com 42,4ºC.

Ou seja, para que a temperatura atingisse valores de até 49ºC o recorde de máxima do Rio Grande do Sul teria que ser superado em absurdos 6ºC. Mas não apenas isso. O recorde de temperatura máxima do Brasil inteiro, que é de 44,8ºC, igualmente precisaria ser superado por uma larga margem.

Como quem desinforma chega a estes dados absurdos? Atualmente, há uma profusão de pessoas em redes sociais com canais ou páginas dedicadas a comentar Meteorologia sem qualquer formação técnica na ciência em busca de monetização.

“Cada vez mais enxergamos pessoas sem qualquer qualificação técnica na ciência meteorológica, que não conhecem os princípios físicos básicos da atmosfera e ignoram como ocorre a modelagem numérica e suas complexidades, aventurando-se em fazer previsões e comentários sobre o tempo e o clima”, destaca a meteorologista Estael Sias da MetSul.

“Fazer previsão do tempo não é olhar um mapinha em site de internet e acreditar que está transmitindo uma informação correta, é uma irresponsabilidade e lamentavelmente muita gente crê de boa-fé por não ter condições de filtrar o que é falso e verdadeiro. Gente que ignora por completo que alguns modelos numéricos de previsão têm viés de superestimar algumas variáveis como temperatura”, observa.

Conforme Estael Sias, o calor será muito intenso nos próximos dias no Rio Grande do Sul com marcas perto, ao redor e acima de 40ºC em várias cidades gaúchas, como o Oeste, o Sul, Centro, Noroeste, Vales e a Grande Porto Alegre.

A meteorologista observa que as maiores máximas do estado na rede oficial durante a onda de calor devem se dar principalmente no Oeste gaúcho, onde na região entre Uruguaiana e Quaraí podem ocorrer máximas entre 40ºC e 42ºC, não se afastando marcas isoladas superiores.

“São marcas extremas de temperatura medidas à sombra em abrigo meteorológico, que dados que reputamos confiáveis indicam podem atingir valores tão excessivamente altos quanto 41ºC a 43ºC, mas nada de marcas perto de 50ºC aventadas em alguns vídeos que circulam nas redes”, pondera Estael Sias. A meteorologista acrescenta que termômetros de rua não são parâmetro e pela exposição ao sol marcam temperaturas não raro irreais do ar circulante.

“Siga as informações de profissionais de Meteorologia, gente com certificação para informar você, e que sabe enxergar o que o que é real e fantasia em dados brutos de modelos”, aconselha.

Fonte: https://metsul.com/videos-desinformam-sobre-onda-de-calor-no-rio-grande-do-sul/ .