Durante a última sessão plenária (07/10), os vereadores da Casa Legislativa aprovaram Moção nº18, Contrária a Proposta de Emenda Constitucional 280/2019 que tramita na Assembleia Legislativa que dispensa a realização de plebiscito para venda das estatais Banco Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). Será entregue ao governador Eduardo Leite e ao Secretário-chefe da Casa Civil Otomar Vivian, bem como a todos os deputados gaúchos.
A moção aprovada elenca considerações, destacando a importância das estatais para o nosso Estado, dentre elas estão o fato de ser patrimônio público construído com esforço e com recursos do povo gaúcho, o fato de que a privatização das mesmas dificultará a execução de diversas políticas públicas no nosso município e também poderá agravar o alto índice de desemprego que atinge o Estado. Além disso, enfatiza a necessidade da Corsan para o abastecimento de 316 municípios, totalizando 2/3 do Estado.
Para conferir a moção na íntegra acesse: https://sapl.erechim.rs.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2019/20754/mocao_procergs_banrisul_e_corsan.pdf