Vereadora Sandra Picoli solicita que seja agilizado o monitoramento por tornozeleira eletrônica em agressores de mulheres  

Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (30), foi lido no plenário da Câmara o pedido de providências em que a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) solicita que seja agilizado no município e na região do Alto Uruguai o monitoramento via tornozeleira eletrônica de agressores de mulheres. A medida foi implantada pelo governo do Rio Grande do Sul em maio – inicialmente em Porto Alegre e Canoas – com o objetivo de prevenir feminicídios, evitando que agressores se aproximem de vítimas amparadas por medidas protetivas de urgência deferidas pela justiça com base na Lei Maria da Penha.

A parlamentar ressalta que, em razão do caráter protetivo que a medida tem para mulheres vítimas de violência, é necessário que todas as cidades contem com o monitoramento o quanto antes. “Nosso país tem a quinta maior taxa de feminicídio do mundo, e em Erechim temos visto diversas ocorrências nos últimos meses, com algumas mulheres sendo até mesmo assassinadas”, frisa Sandra. Após a leitura no plenário, a demanda foi encaminhada ao setor competente.

 

Melhorias em sinalização

            Na mesma sessão, a vereadora também solicitou ao Poder Executivo a pintura de faixas de segurança e melhorias na sinalização do entroncamento entre a Rua Osmar Rossi e a Avenida Santo Dal Bosco, no Bairro Três Vendas. “Esta demanda tem por finalidade garantir maior segurança e proteção a quem atravessa a via, deixando o trânsito mais organizado e evitando possíveis acidentes”, afirma.