Durante a sessão legislativa de terça-feira (15), o vereador Lindomar Osmar Kossmann (União Brasil) apresentou uma solicitação aos órgãos competentes do Poder Executivo Municipal visando o fortalecimento da segurança nas instituições de ensino de Erechim. A proposta sugere a elaboração de um Projeto Sugestivo ou Decreto Municipal que limite o acesso de pessoas não autorizadas às áreas internas das escolas, sejam elas da rede municipal, estadual ou privada.
De acordo com o parlamentar, a medida tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar de alunos, professores e demais colaboradores das unidades escolares, ao estabelecer que visitantes e demais pessoas externas aguardem exclusivamente na recepção, até serem devidamente atendidos ou autorizados a ingressar nas demais dependências da escola.
“A segurança escolar precisa ser uma prioridade constante. Com esse controle de acesso, queremos proporcionar um ambiente mais seguro e tranquilo para toda a comunidade escolar, prevenindo situações de risco e protegendo nossas crianças e jovens”, destacou o vereador Lindomar Kossmann.
A proposta reforça a importância de ações integradas entre o poder público, direções escolares e órgãos de segurança para qualificar o ambiente educacional e garantir que as escolas continuem sendo espaços de aprendizado, acolhimento e proteção.
A solicitação será encaminhada para análise do Executivo Municipal e, caso acatada, poderá ser transformada em normativa local, institucionalizando o controle de acesso como medida de segurança nas escolas de Erechim.
Por: Ascom Câmara de Vereadores