Vento intenso causa destruição em Candiota

Outras cidades como Jaguarão e Rio Grande também sofreram transtornos com os efeitos da força do clima

O temporal que chegou ao Rio Grande do Sul pela zona sul, na manhã desta sexta-feira, trouxe destruição para alguns municípios. Em Candiota, conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Tiago Ferreira, até às 15h já estavam contabilizadas 40 casas destruídas na Vila Operária e outras cinco na zona rural. ‘Ainda estamos contabilizando os estragos. Temos uma casa na Vila Operária onde caiu até a parede. Um eucalípto grosso cortou no meio, por isto mesmo acredito que o vento tenha passado dos 100km/h. Ele contou que o temporal começou por volta das 9h30min e durou em torno de uma hora. “O vento forte foi em torno de três minutos. Estamos avaliando decretar emergência”, confirma.

 

Jaguarão também foi castigada pelo temporal. Na tarde de sexta-feira a defesa civil seguia trabalhando em rede com o Corpo de Bombeiros, com todas as secretarias municipais e Corsan para resolver os problemas. “Agora a situação está controlada, a água começou a baixar”, disse o diretor da Defesa Civil do município, Luiz Veleda. Os bairros Germano, Pindorama, Sagrada Família, Carvalho, Bela Vista, Vencato e Centro tiveram atendimentos pela rede de serviços liderados pela defesa civil devido aos alagamentos. Ele acredita que choveu em torno de 101 mm nesta manhã. “Mais uma vez ocorreram os casos de transbordar água da rua, da valeta para dentro de casa, principalmente no bairro Germano onde as casas foram construídas em volta da sanga que transbordou. É onde monitoramos com mais atenção”, relata.

 

Em Rio Grande, segundo a defesa civil do município, o vento chegou a 80km/h pela manhã. Até o início da tarde, duas árvores haviam caído sobre casas e diversas em vias públicas. A cidade também registrou a queda de três postes de luz e quatro destelhamentos.

 

Por Correio do Povo