Vendaval de quase 100km/h causa estragos em Uruguaiana

Vendaval intenso acompanhando tempestade severa atingiu o município gaúcho no começo da tarde deste sábado

A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia indicou uma rajada de vento de 97 km/h em Uruguaiana durante a passagem do intenso temporal pela cidade. O vento, entretanto, não chegou a ser tão intenso em todo o perímetro da cidade.

No Aeroporto Internacional Rubem Berta, que fica nos arredores da cidade e perto da BR-290 no sentido de Alegrete, as rajadas foram de 70 km/h.

Com a chuva e o vento do temporal, a temperatura que era de 33ºC antes da tempestade no Oeste gaúcho caiu para apenas 22ºC na medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Não há ainda um balanço das autoridades locais sobre as consequências do temporal que atingiu Uruguaiana, mas as primeiras informações dão conta de ocorrências de quedas de árvores e alguns destelhamentos pontuais.

A tempestade se originou entre o Norte do Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul em um ambiente muito instável associado a uma massa de ar muito quente e úmido de origem tropical.

Radar meteorológico do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina mostrava ecos com altos valores de refletividade, indicando o potencial de tempo severo, no momento em que o temporal atingiu Uruguaiana.

A MetSul Meteorologia havia destacado na sua previsão para este sábado que o Oeste do Rio Grande do Sul era uma das áreas com possibilidade de chuva e que não se podia afastar o risco de temporal por conta do excessivo calor.

As horas que precederam a tempestade severa no Oeste gaúcho foram de muito calor na região com máximas de até 35ºC e que apenas não se elevaram mais por conta da instabilidade com chuva e vento forte.

Qualquer instabilidade no Rio Grande do Sul nas próximas horas e no começo de semana deverá ser bastante isolada, mas por conta do intenso calor poderá ser de forte intensidade com possibilidade de vento.

O risco de tempo severo com temporais localmente fortes a intensos aumenta no estado gaúcho no decorrer da semana, especialmente de terça em diante, quando a atmosfera estará mais úmida e propícia à formação de nuvens gigantes de tempestades.

Por . https://metsul.com/vendaval-de-quase-100-km-h-causa-estragos-no-oeste-gaucho/ .

.