As Olimpíadas 2024 estão chegando! Criadas em Atenas, na Grécia, por volta do ano 1896, as Olimpíadas foram disputadas pela última vez em Tóquio, no Japão, em 2021, durante a pandemia.
Esse ano, os jogos serão disputados em Paris, na França, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto deste ano, marcando a terceira vez que a capital francesa é a sede da disputa: a cidade já sediou os jogos em 1924, 100 anos antes das Olimpíadas 2024, e em 1900, ano que marcou a segunda edição dos Jogos Olímpicos.
Serão 10.500 atletas de aproximadamente 206 países que disputarão 28 esportes olímpicos diferentes. Depois de conquistar 21 medalhas nos Jogos de Tóquio em 2021 — sete de ouro, seis de prata e oito de bronze —, o Brasil irá para as Olimpíadas de Paris.
Dentro desse espírito esportivo, Erechim terá o Desafio Olímpico de Voleibol, tendo como palco o Ginásio Poliesportivo da URI Erechim, a ser realizado no dia 23 de junho. Vai ser por meio de uma partida que está em jogo o Troféu DESAFIO OLÍMPICO ERECHIM entre as equipes femininas da Associação Erechinense de Voleibol (AEV) e a Seleção de Chapecó.
O evento contará, ainda, com outra atração. Antes do jogo principal, os alunos da Escola Básica da URI irão participar de oficinas de voleibol no Ginásio do Prédio 5 e acompanhar o torneio de minivôlei da AEV. A iniciativa está integrada na programação olímpica que está sendo preparada pela Escola da URI, a primeira do país a aderir aos valores olímpicos pregados por Pierre de Coubertin, que são respeito, amizade e excelência. Ao mesmo tempo, o Desafio Olímpico segue, ainda, a cartilha da Associação Erechinense, que prega a educação por meio do voleibol, o primeiro esporte coletivo do Brasil a conquistar uma medalha de ouro com a equipe masculina, nos Jogos de Barcelona, em 1992.
A Associação Erechinense de Voleibol, criada em 2015, tem como sede das suas atividades a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso. Atualmente, conta com cerca de 300 atletas distribuídos nas categorias mini, mirim, infantil, juvenil e adulto masculino e feminino. Tem como finalidade criar espaços de treinamento, formando cidadãos de bem, utilizando o esporte como papel de transformação da sociedade.
Por assessoria de comunicação